Lousã e Vilarinho uma Eco-Freguesia

A união de freguesias de Lousã e Vilarinho é galardoada com três bandeiras verdes, sendo reconhecida como uma Eco-Freguesia devido ao trabalho exemplar que tem feito nos últimos anos no que diz respeito à Sustentabilidade. 

  “O caminho da Sustentabilidade é o único caminho. Só temos este mundo e estamos a acabar com ele rapidamente” afirma Helena Correia, presidente da União de Freguesias Lousã e Vilarinho, que sublinha a importância da adoção de práticas que proporcionem aos fregueses um lugar onde se sintam bem e que contribuam para um mundo melhor.

   No espaço público são muitos afazeres da junta de freguesia como a limpeza das ruas, dos passeios, das valetas e da manutenção das manilhas. A Presidente orgulha-se do facto da Junta de Freguesia poder afirmar que realizar a limpeza das ervas espontâneas sem o recurso ao glifosato. Tudo é feito sem utilização de químicos, apesar de ser mais dispendioso devido à maior necessidade de mão de obra.

A presidente da Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho, Helena Correia, comunica o conjunto de práticas que garantem a Sustentabilidade desta Freguesia

   As escolas que pertencem à união de freguesias são todas reconhecidas com o galardão Eco-Escolas. Para além do mais, todos os jovens que estudam em escolas desta freguesia, têm uma educação onde se incluem conteúdos de educação ambiental no seu currículo, apresentando os mesmos uma consciencialização ambiental, desde o jardim de infância.

  De forma a contribuir para essa educação, foi implementado o projeto Gestão de Recurso água. Este projeto tem como mascote o H2Oscar que apresenta, de forma simples e clara às crianças do ensino básico, o que a junta de freguesia da Lousã e Vilarinho faz no dia a dia para gerir este tão importante recurso. 

  Os fregueses têm acesso todos os anos a um evento que promove a realização de caminhadas. Em 2023 este evento realizar-se-á dia 16 de abril e será o décimo segundo  passeio pedestre da freguesia. Este passeio estará associado ao plogging de Santa Maria da Feira, que consiste na recolha do lixo que vão encontrando no chão durante a caminhada. Enquanto Eco-freguesia foi realizada uma sondagem à população que evidenciou a necessidade de medidas para a diminuição dos dejetos caninos nas ruas da freguesia, a presidente referiu que tomaram em consideração este aspeto tendo distribuído sacos biodegradáveis para esse fim.

É necessário  caminhar para um futuro onde estes problemas sejam resolvidos e onde as boas práticas se mantenham para atingirmos um planeta onde a sustentabilidade é uma prioridade.

Ariadna Hilário, Célia Fontes, Inês Costa, Luís Martins, Simão Marques