Mobilidade sustentável por uma vida mais saudável

Com as mudanças climáticas, um grande problema que preocupa os cientistas e os líderes de governos é como diminuir as descargas de gás tóxicos para a atmosfera e com o défice financeiro a situação está cada vez mais difícil.

Todos sem dúvida alguma querem gastar menos. Todos tentam poupar, e mesmo assim muitas das vezes não é o suficiente. E o olhar está sempre focado no carro e nos transportes.

A Mobilidade Sustentável surge como solução, permite diminuir a poluição atmosférica, poluição sonora, diminuir o tempo de espera e claro diminuir o consumo de combustíveis fósseis. É necessário sempre que possível abdicar do transporte particular e optar por usar o transporte público, caminhar sempre que a distância permita ou partilhar boleias de colegas de trabalho. E porque não pensar em adquirir um veículo eléctrico com zero emissões?

Com o aumento dos preços dos combustíveis  procuram-se companheiros para dividir uma viatura. O número de adeptos das boleias partilhadas não para de aumentar. As vantagens são imensas: ganha-se tempo, poupa-se no orçamento e na viatura, contorna-se o cansaço …

Isto permitirá uma melhor saúde pública, um ar mais puro e melhor bem-estar a nível financeiro.

Várias pessoas contribuem para a mobilidade sustentável utilizando a chamada Eco – Condução que consiste numa condução com técnicas usadas para diminuição do consumo de combustível e melhorar a eficiência do motor.

Já existe vários projectos em Portugal que divulgam a utilização de veículos eléctricos e híbridos. A criação de vias para velocípedes estimula as pessoas a utilizar mais as suas bicicletas e tudo para o bem do planeta e o bem-estar de todos nele presentes.

A nossa investigação centrou-se nos conhecimentos dos entrevistados sobre o tema e nas suas opções de deslocação. Ao nosso pequeno inquérito responderam 80 pessoas, metade dessas pessoas eram alunos , 10 eram funcionários , 15 eram
professores e os restantes eram pessoas fora do espaço escolar. O questionário tinha as seguintes questões:

1- Como se desloca para a escola?
2- Acha necessária a deslocação automóvel com uma distância inferior a 300m?
3- Quando tem a opção de escolher entre carro ou bicicleta, qual escolhe?
4- Pensa em usar maneiras mais sustentáveis nas suas deslocações?
5- Ao fim-de-semana que meio de transporte usa?

Analisando as respostas obtidas verificou-se que:

Nos alunos – 5% dos alunos inquiridos se deslocam a pé para a escola, 83% dos alunos recorrem ao transporte escolar e 12% são os pais que em viatura própria os transportam. Os alunos costumam recorrer a bicicleta quando querem ir a casa de um amigo (por exemplo).

Nos funcionários –  alguns dos funcionários questionados não têm carta , mas normalmente é o marido/mulher
que os trás. Os que têm carta vêm de transporte privado, pois não há maneira de conseguirem partilhar o transporte devido aos horários. Na questão 4, quem respondeu sim, disse que pensava em andar menos de carro e mais a pé ou de bicicleta.

Nos professores – Nos professores há um caso de transporte partilhado, mas todos os outros recorrem ao transporte privado. Alguns informaram-nos que apenas usam o carro numa distância superior a 300 m. Todos responderam que pensam em maneiras mais sustentáveis, mas que em muitos casos deixam o cansaço (por exemplo) falar mais alto e acabam por ir de carro.

Nas pessoas fora do espaço escolar – todas as pessoas inquiridas trabalham aceitavelmente longe de casa. Apenas 6% se deslocam a pé, 20% recorrem ao transporte público mas os restantes 84% deslocam-se em viatura
própria. Ao fim de semana, todos responderam que usavam o transporte privado.

Analisando os resultados obtidos verificamos que a deslocação dos alunos é feita de modo sustentável, em virtude do transporte escolar disponível. No entanto, consideramos que o meio está mal servido de transportes públicos o que impede que se recorra a uma mobilidade mais sustentável, apesar da consciência existente. É necessário uma maior lembrança dos políticos pelos meios mais rurais.

 

O planeta é de todos e todos precisamos de ajudar. No final teremos um planeta limpo, os animais e humanos poderão respirar o que realmente devem.

IMG_0871-150x150

André Soares Oliveira, Micael Silva Oliveira, Daniil Puzyryov