O EQUILÍBRIO DA NATUREZA ESTÁ AMEAÇADO!

Somos duas alunas do 6º ano da Escola Básica Trigal Santa Maria, Tadim, Braga, queremos divulgar e chamar a atenção para o problema dos polinizadores, esses seres tão pequenos e tão importantes na Natureza!

Somos duas alunas do 6º ano da Escola Básica Trigal Santa Maria, Tadim, Braga, queremos divulgar e chamar a atenção para o problema dos polinizadores, esses seres tão pequenos e tão importantes na Natureza!

Os polinizadores podem ser constituídos por insetos, outros animais ou até elementos da natureza. Animais como abelhas, borboletas, pássaros, morcegos, moscas, roedores, esquilos, répteis e macacos encontram-se num equilíbrio com as plantas, de forma a evoluírem juntos. As plantas conseguem reproduzir-se criando flores e aromas variáveis. Quando os animais se alimentam do néctar, deslocam o pólen, involuntariamente nas suas asas, patas ou em outra parte do corpo. Várias espécies de polinizadores têm vindo a extinguir-se devido à atividade humana. No entanto é deles abelhas, borboletas, moscas, morcegos, esquilos, macacos…que depende quase 35% da produção agrícola mundial. São eles que melhoram muitas plantas medicinais, 90% das espécies de flores silvestres dependem pelo menos em parte dos polinizadores. A maior parte do cultivo de alimentos no mundo depende da polinização natural, feita por espécies agora ameaçadas pela agricultura intensiva, da poluição, pesticidas e alterações climáticas. O planeta está preocupado com a diminuição da polinização natural. Porquê? Porque cada vez mais, a população necessita dos polinizadores para fornecer alimentos. Então percebemos que é urgente haver: 1- Mais polinizadores: Melhorar a criação de abelhas produtoras de mel e desenvolver outras espécies de polinizadores.2- Melhor política de conservação: Prevenir infeções, tratar das doenças.3- Adequação de terrenos: Aproveitar as margens dos campos para plantar vegetação diversificada ou fazer um Hotel dos Insetos, por exemplo. Analisar e sensibilizar os governantes para os terrenos baldios das cidades apoiando os polinizadores.4- Ações educativas: Informar os agricultores sobre a polinização e recompensar as boas práticas.5- Cultivos mais sustentáveis: Reduzir o uso de pesticidas e apoiar as medidas direcionadas para a defesa dos polinizadores.6- Divulgação social: Quantificar e divulgar entre a população os múltiplos benefícios dos polinizadores.

Por acharmos que os polinizadores são tão importantes, construímos na nossa Escola um Hotel para os Insetos. Aí todos estes animais poderão ter um abrigo e nós mais alimento! Se todos zelarmos por eles, o equilíbrio do ecossistema não é ameaçado. Na Natureza haverá mais harmonia entre todos os seres vivos.

Mariana Ferreira, Maria Vilaça