“Orgânico-Contigo Vale Mais”

Com o objetivo de sensibilizar as crianças para o aproveitamento da matéria orgânica e ajudar os mais carenciados com a doação de alimentos, a Junta de Freguesia de Esmeriz e Cabeçudos, no concelho de Vila Nova de Famalicão, criou o Projeto "Orgânico-Contigo Vale Mais".

Tendo em vista a valorização dos resíduos orgânicos, a Junta de Freguesia juntou a esta iniciativa, a EB1 São Marçal de Esmeriz, a EB1 de Cabeçudos, o Centro Social de Esmeriz, o Centro Social de Cabeçudos, o Jardim de Infância de Cabeçudos, o Jardim de Infância de Esmeriz e as Conferências Vicentinas.

O projeto financiado pelo programa Juntar+, teve início no dia 13 de agosto de 2019 e inicia com a recolha semanal dos desperdícios alimentares realizada pelas crianças nas suas casas. Posteriormente, estes são levados para a escola num balde que foi atribuído a cada aluno, onde estão discriminados os resíduos que devem ou não ser recolhidos, para formar o composto, reduzindo assim o impacto que estes têm nos aterros.

Balde de recolha. Imagem de Beatriz Loureiro

Após a acumulação dos restos orgânicos trazidos pelos alunos e os do próprio estabelecimento de ensino, nos contentores atribuídos às escolas para esse mesmo efeito, estes são transportados para o novo Centro de Compostagem que foi construído pela Junta de Freguesia num espaço público não utilizado, na Alameda Alberto Sampaio, em Cabeçudos, com o propósito de transformar estes resíduos em composto, um processo que demora cerca de 4 meses a ser concluído.

Contentores de Recolha. Imagem de Beatriz Loureiro

Numa entrevista ao Presidente da Junta de Freguesia de Esmeriz e Cabeçudos, foi-nos revelado que, são recolhidos aproximadamente 100 kg por mês desde o início do projeto, e o objetivo é atingir as 3 toneladas anuais. O composto produzido tem como destino os terrenos pertencentes à Junta de Freguesia, evitando assim a utilização de fertilizantes artificiais, promovendo desta forma a agricultura biológica e também a disponibilização ao público em geral, através de uma troca por bens alimentares a favor das Conferências Vicentinas da comunidade.

O projeto “Orgânico Contigo Vale Mais” expõe uma abordagem inovadora pelo facto de assimilar uma dimensão social que assenta na temática da economia circular e da solidariedade, que valoriza o fluxo de resíduos, enquadrando-se num modelo educativo de circularidade e de sustentabilidade.

Referências:

http://www.esmeriz-cabecudos.pt/index2.php?tp=3&cop=789&LG=0&mop=1717&it=paginas&co=1716

https://hi-in.facebook.com/EsmerizCabecudos/posts/1154892878044099

Ana Lemos, Ana Pinheiro, Ana Almeida, Beatriz Loureiro, Cláudia Sampaio