A receção foi feita pelo Presidente da Câmara de V. N. de Famalicão, Paulo Cunha, que apelou a que se cuide do que é nosso e, nesta perspetiva, disse que os rios são nossos, são dos cidadãos, por isso há que cuidar deles. Lembrou que os rios fazem parte da memória de um povo, houve tempos em que os rios eram locais de convívio e de brincadeira e há que recuperar essa identidade.
Também esteve presente o Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, que referiu que a água se trata de um ecossistema que não tem voz, daí a necessidade de a protegermos, pois trata-se de um recurso por si só, mas também económico, cultural e social. Chamou a atenção para a qualidade da água da torneira e pelo que o Município tem feito em prol da qualidade ambiental.
Após as boas vindas do Vereador do Pelouro do Ambiente, Pedro Sena, deu-se início à apresentação de projetos concretizados e em curso.
Assim, Vasco Cruz, responsável pelo projeto Paisagem Protegida Local das Pateiras do Ave, Ana Silva, responsável pelo projeto “Os Nossos rios” Repensar Rios e Ribeiras e Pedro Teiga, responsável pelo projeto Os Guardiões dos Rios e os LabRios+, apresentaram o que têm feito em prol do ambiente.
Assistiu-se ainda à apresentação do livro “Anfíbios e répteis de Portugal” de e por Ernestino Maravalhas. Um excelente exemplar que não pode faltar na biblioteca!
Na verdade, nota-se uma frescura em V. N. de Famalicão, no que à natureza diz respeito. E o que é certo, é que é para continuar!
You must be logged in to post a comment.