O aquecimento global e a emissão de gases com efeito de estufa afetam “os ciclos de energia e água da Terra…, levando a mudanças generalizadas no sistema climático da Terra” refere estudo publicado a 11 de janeiro deste ano pela revista Advances in Atmospheric Sciences, que mostra que mais de 90% do excesso de calor retido pelas emissões de gases com efeito de estufa é absorvido pelos oceanos. Isto levou ao registo das temperaturas oceânicas mais altas de sempre em 2022.
Isto cria grandes problemas para os animais marinhos e os que dependem destes para se alimentarem, pois com o aumento da temperatura, o ambiente marinho pode tornar-se nocivo para certas espécies autóctones que se desenvolveram em outras condições de temperatura, diminuindo assim a percentagem de indivíduos da espécie assim como o alimento para aves e outros peixes.
Mas estes animais não morrem apenas devido ao aquecimento global, mas também devido à poluição dos oceanos.
A 30 de novembro de 2022 cerca de 70 tordas-mergulheiras apareceram mortas ao longo da baía desde o Baleal até Peniche, refere o jornal PUBLICO na edição online de 10 de dezembro de 2022, estas aves teriam sido recolhidas por Afonso Castanheira, presidente da organização ambiental Mestres do Oceano, e, segundo este, fios de nylon teriam sido encontrados em “três ou quatro” das aves mortas, material este que é usado nas redes-fantasma usadas por pescadores.
Acredita-se que, devido ao mau tempo, as aves teriam ficado presas a estas redes acabando por morrer afogadas, e Afonso Castanheira não fica surpreendido quando vê, com regularidade, aves mortas que deram à costa do Baleal, o que mostra a gravidade da situação, pois cada vez mais animais aparecem mortos devido, principalmente, à mão humana.
Com todas estas espécies autóctones a sofrerem um grande abalo, surge uma maior janela de oportunidade para outras espécies se desenvolverem, pois diminuindo a quantidade de predadores ou presas, o sistema perde o seu equilíbrio, podendo levar a um aumento exponencial de certas espécies autóctones como também ao afloramento de espécies adventícias, causando uma mudança radical na biodiversidade natural da praia do baleal.
Esta situação pode e deve ser prevenida com algumas soluções que devem ser implementadas o mais rápido possível.
As energias renováveis têm um grande papel a desempenhar no combate ao aquecimento global e alterações climáticas, sendo um ramo no qual se deve investir e pesquisar para encontrar novas maneiras de produzir energia elétrica de maneira renovável e rentável. As pessoas também devem aderir mais à reciclagem e separação dos resíduos, pois apesar de não ser muito, faz uma grande diferença, tornando mais fácil o processo da reciclagem. Outra solução seria a produção de redes de pesca com produtos menos poluentes, não transparentes e orgânicos que permitissem aos animais como aves e golfinhos que as cortem quando se encontram presos nelas, e, assim, evitar que morram afogados ou sufocados.