Atualmente procuramos cada vez mais fontes de energia renovável e amigas do ambiente. Os painéis solares surgem como boas alternativas. A nossa escola já tem painéis fotovoltaicos, mas em número insuficiente. Os painéis usados hoje em dia são em grande parte muito caros e a sua construção e descarte ambientalmente prejudiciais, tendo eles um tempo de vida útil reduzido.
No nosso projeto do concurso científico alemão “Jugend Forscht” criámos um painel solar com produtos o mais simples, baratos e fáceis de reproduzir possível. Produtos do supermercado. Durante a nossa pesquisa deparámo-nos com a chamada “Grätzelzelle” célula solar e quisemos reconstruí-la. No nosso trabalho melhorámo-la, para que fosse maior e mais barata, substituindo alguns materiais. Fizemos muitos exemplares diferentes e conseguimos, finalmente, modificar o painel de modo a podermos usar uma placa de plástico em vez do vidro TCO, mais dispendioso.
Este painel solar funciona à base de pigmento de hibisco e gera eletricidade a partir da luz do sol.
Os nossos objetivos são promissores! Agora, tendo conseguido utilizar uma placa de plástica como base, feito de matérias-primas renováveis (planta do trevo) e que é completamente biodegradável, vamos poder moldá-la para que tenha a forma de uma telha e desta forma, vamos criar uma telha solar barata e amiga do ambiente.
A nossa meta é aprimorar e modificar a telha para que possa ser utilizada nos telhados da nossa escola!
Uma outra ideia inovadora e excêntrica que tivemos foi conseguir transformar todos os componentes do painel (que já são quase na sua totalidade líquidos) em spray! Desta maneira poderíamos, com diferentes latas de spray, em camadas diferentes, construir um painel solar em qualquer superfície! Este projeto requer muito trabalho e experiências, mas é uma ideia fantástica.