O Parque do Barrocal é um espaço natural inserido na cidade de Castelo Branco e também no Geopark Naturtejo da Meseta Meridional e na Reserva da Biosfera do Tejo Internacional, este património também se integra e é exemplo da riqueza natural e cultural da UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization).
No Barrocal, pode-se observar uma paisagem granítica constituída por rochas geradas nas profundezas da Terra , mas moldadas e expostas ao longo de 310 milhões de anos a movimentos tectónicos, diferentes períodos climáticos e diversos agentes de meteorização.
Neste parque, os visitantes podem contactar com a fauna e flora da região, percebendo a biodiversidade existente no espaço. É também possível observar as vastas paisagens que se avistam do Parque com destaque para os sistemas montanhosos da região.
Da Chave do Barrocal, passando pelo Mirante de Castelo Branco, Pedra da Rondoa, Túnel do Lagarto, Observatório dos Abelharucos, Ponte Suspensa, Mirante de São Martinho, até ao parque infantil, é possível usufruir de momentos de observação, aprendizagem, convívio e diversão.
Em visitas de estudo orientadas pelos guias do Parque, os alunos podem adquirir conhecimentos nas áreas de Ciências Naturais, Física, Geografia e História e compreender o enquadramento geológico e geomorfológico que levou à criação do Parque.
De referir ainda que, em Novembro de 2020, o Parque do Barrocal recebeu o prestigiado prémio internacional Architecture MasterPrize que promove a valorização e exposição do design arquitetónico e paisagismo, em todo o mundo.
You must be logged in to post a comment.