Cada vez mais nos preocupamos com as questões ambientais. Torna-se imperativo tomarmos consciência da necessidade de sermos cidadãos ativos.
Em Portugal, ainda se vêm muitas situações em que o descartável, deitado para o chão, é uma atitude corrente.
Aquando do primeiro confinamento, muitas máscaras se viram, bem perto dos contentores, mas no chão. Quantas vezes, junto aos contentores, se coloca fora dos mesmos, sacos ou caixotes com lixo.
Há dias vinha uma notícia nos jornais nacionais, uma fotografia de sacos compridos abandonados, colocados a céu aberto no meio do monte.
Este assunto, da limpeza, do civismo, tem sido abordado nas Escolas sistematicamente, todos os anos, e necessita continuar a ser trabalhado. Na Escola Básica Trigal Santa Maria, o assunto da limpeza é abordado por todos os agentes educativos, funcionários e professores, nas aulas, ou no recreio. Sobretudo, os professores, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, quando abordam o tema “Desenvolvimento Sustentável”. A limpeza do recreio é feita por todas as turmas da Escola, durante todo o ano letivo. Com o confinamento aprendemos que as máscaras devem também ter um local próprio.
Este exercício deve ser sempre trabalhado por todos os educadores, pais, funcionários e professores. É um dever mantermos os nossos espaços limpos e um direito pertencer a uma sociedade que se diz democrática e livre. A liberdade tem de ser responsabilizada.
Por favor, deitem o lixo nos contentores!