Requalificação da zona do Choupal foi finalista dos “Green Project Awards”

A obra de requalificação da zona do Choupal, em Torres Vedras, foi finalista dos “Green Project Awards” na categoria de “Cidades Sustentáveis”. A entrega dos prémios desta 9ª edição aconteceu no dia 23 de janeiro, na Fundação Serralves, no Porto.

Esta espécie de “Óscares da sustentabilidade nacional”, como classifica o jornal Público esta iniciativa, tem como objetivos premiar e reconhecer boas práticas em projetos, implementados em Portugal, que promovam o desenvolvimento sustentável ao mesmo tempo que alertam e consciencializam a sociedade para a importância do equilíbrio ambiental, social e económico.

Foi acerca de um ano atrás que a câmara municipal de Torres Vedras investiu neste projeto e os bons resultados estão à vista. Segundo uma torriense, “O Choupal é hoje um espaço verde, onde se respira natureza e onde dá gozo estar. Deixou de ser um sítio sombrio, que assustava os transeuntes, e passou a ser um dos lugares de eleição desta cidade”.

Ao atravessar este parque apercebo-me da sua riqueza. Sento-me num dos vários bancos, à beira rio, e observo o que me rodeia. Fico envolta de um manto verde, cheio de árvores que tornam o ar mais puro. É uma amostra de campo mesmo no meio da cidade. As crianças pulam, gritam e passeiam nas suas bicicletas enquanto que, nos bancos, senhores mais idosos, com um ar triste e preocupado, discutem política e economia.

choupal, Torres Vedras

Choupal, Torres Vedras

O parque enche-se de vida, à medida que nos aproximamos da hora do almoço. Dirijo-me a um senhor que aqui se encontra e pergunto-lhe se teve conhecimento que o Projeto de requalificação do Choupal chegou à final, na categoria de “Cidades Sustentáveis”. O senhor responde negativamente, afirmando que não fazia ideia, mas também não fica admirado. Solta um sorriso, e diz que tal coisa não o surpreende, pois considera que está à vista o potencial do sítio.

Catarina da Costa Augusto