Em todos os locais em que haja actividade nocturna são produzidos sempre resíduos. A quantidade dos mesmos aumenta consoante a dimensão da actividade.
Sendo nós estudantes e por frequentarmos a vida nocturna, estamos conscientes dos resíduos produzidos numa noite. Assim, é fundamental dar a conhecer esta realidade, sensibilizando para a redução ou mesmo evitando esta produção em massa de resíduos. Desta forma, efectuámos a contabilização dos resíduos produzidos após ter sido efectuada uma triagem por tipologia dos mesmos.
Assim, pretendemos assegurar um melhor destino final para cada tipo de resíduos e que haja uma menor produção dos mesmos, para que consigamos reduzir ou evitar o impacto ambiental e por conseguinte salvaguardar a Saúde Pública.
Recolha de dados
A recolha de dados foi realizada três vezes, num único estabelecimento nocturno. Terça-feira e Quinta-feira são os típicos dias para se sair à noite em Coimbra sendo estudante e Sábado (noite de bar aberto) é uma noite com bastante afluência de moradores da região, e foram os dias onde procedemos à recolha de dados, respectivamente.
Foram escolhidos dois locais nocturnos, mas apenas se processou a recolha de dados num local, visto que no outro nunca houve possibilidade de o fazer.
A nossa recolha de dados procedeu-se do seguinte modo:
– Caracterização dos resíduos produzidos;
– Quantificação dos mesmos;
– Verificação dos métodos usados para a limpeza dos estabelecimentos.
Inicialmente começámos por caracterizar os resíduos que são produzidos na noite. Esses resíduos podem ser divididos em 3 grandes grupos: vidro, plásticos e resíduos indiferenciados. Os resíduos pertencentes ao grupo dos vidros são garrafas de vidro, os resíduos pertencentes ao grupo dos plásticos são desde copos de acrílico/plástico, garrafas de água e sumos, latas, palhinhas e vários plásticos e por fim os resíduos pertencentes aos resíduos indiferenciados são maços de tabaco, beatas e guardanapos.
Visto que no Sábado, o estabelecimento tem bar aberto, verifica-se um aumento significativo dos resíduos produzidos no grupo dos vidros, pois consumem-se muito mais bebidas brancas do que em dias normais, em que os estudantes optam preferencialmente por cervejas à pressão, explicando assim o ligeiro aumento da quantidade de plástico de uma Quinta-feira para um Sábado.
Limpeza dos locais
A limpeza no estabelecimento nocturno onde procedemos à recolha de dados é realizada no dia seguinte às noites em que o espaço nocturno é aberto. Essas limpezas ocorrem durante a tarde.
Este processo é feito por uma empresa de limpeza em que os seus operários se regem pelo seguinte procedimento:
– Recolha dos resíduos manualmente e colocados em sacos pretos e/ou caixotes de cartão
– Remoção de papéis colados no piso com a ajuda de espátulas
– Lavagem e recolha dos resíduos recolhidos nos sanitários
– Lavagem do piso do espaço de dança
– Colocação de todos os resíduos produzidos num contentor de resíduos urbanos (contentor de RU’s) .
O processo baseia-se em colocar todos os resíduos produzidos em sacos pretos ou caixotes de cartão. Alguns sacos apenas continham um género de resíduos mas na maior parte dos sacos não se verificou separação dos resíduos.
Os resíduos deixados no piso de dança são varridos e recolhidos para sacos pretos, não havendo, diferenciação do tipo de resíduos recolhidos. No final do espaço varrido, os sacos e caixotes são colocados em contentores de RU’s, verificando-se que não ocorre separação de qualquer tipo de resíduos. Outro aspecto que verificámos que não correspondia ao pretendido é referente à capacidade máxima dos sacos pretos, que deve ser de 2/3, enquanto neste local os sacos eram completamente cheios. Por fim, ocorria a lavagem do piso através de uma máquina de lavagem à pressão.
No estabelecimento onde não foi possível procedermos à contabilização dos resíduos produzidos, apenas ficámos com a informação referente ao destino final dos mesmos e o modo como se procedia à limpeza. As limpezas neste estabelecimento ocorrem durante a manhã, logo após o fecho e são feitas por uma empresa de limpeza.
Neste estabelecimento o processo de limpeza dos resíduos é bastante diferente do processo adoptado no outro estabelecimento. Antes de abrir as portas ao público, aquando da reposição do stock, é separado todo o cartão das caixas onde vêm as garrafas de vidro, sendo este cartão posteriormente reencaminhado até ao ecoponto azul.
Após o encerramento do estabelecimento, a empresa de limpeza desloca-se ao local e começa por limpar o piso, separando os resíduos que denominámos de resíduos indiferenciados e os plásticos. Dentro do grupo dos plásticos, ocorre uma separação em particular, a separação de copos de acrílico duro, diferenciando-os dos copos de acrílico mole e copos de plástico. Este tipo de separação ocorre porque o acrílico duro é mais resistente. Deste modo, todos os copos que são de acrílico duro são recolhidos e mantidos no estabelecimento para posterior lavagem, desinfecção e novamente sofrerem um processo de lavagem, para eliminar todos os microorganismos que podem conter. Com esta medida, este estabelecimento encontra-se a reduzir a produção de resíduos. Ocorre também a separação de diferentes tipos de garrafas de vidro, pois o estabelecimento tem protocolos associados com distribuidores, em que guardam garrafas específicas para posterior recolha pelo mesmo distribuidor. As garrafas que não são reencaminhadas para o distribuidor, são recolhidas e colocadas em sacos pretos separadamente dos restantes resíduos.
No final, os resíduos recolhidos são colocados nos respectivos contentores, ocorrendo assim separação dos mesmos.
Solução para redução dos resíduos produzidos
– Utilização do método de reaproveitamento de copos de acrílico duro em todos os estabelecimentos (deste modo, haveria uma poupança significativa na quantidade de resíduos produzidos numa só noite)
– Separação dos resíduos
– Proibição de fumar dentro dos estabelecimentos nocturnos, possibilitando aos seus utilizadores deslocaram-se à porta do estabelecimento fumar, tendo locais próprios para colocar as beatas e os maços vazios.
– Utilização de canecas de inox (deste modo era entregue uma caneca a cada pessoa à entrada juntamente com uma fita, podendo pendurar a caneta ao pescoço e usar a mesma caneta para as bebidas que consumisse. À saída, devolução das mesmas, e quem não o fizesse, teria de pagar a sua caução).
Vamos acabar com está quantidade enorme de resíduos numa só noite!
You must be logged in to post a comment.