Será que os Jovens percebem de invasoras?

Nesta reportagem, viemos falar sobre a noção que os jovens têm sobre a compra de animais exóticos (podendo tornar-se invasores) ser uma das piores coisas para os nossos ecossistemas.

Exemplo de possíveis exemplares invasores.

O  que é que os jovens não sabem?

O que a maioria dos jovens não sabe é que o facto de libertar uma espécie exótica em Portugal pode ser fatal para o desequilíbrio dos nossos ecossistemas.

O que é uma espécie invasora?

Uma espécie invasora é uma espécie exótica que usa recursos necessários a outras espécies daquela região, danificando os ecossistemas. O lagostim-vermelho, por exemplo, é uma espécie invasora em Portugal dado que um dia um grupo de empresários  em 1973, trouxeram lagostins-vermelhos da Louisiana  dos Estados Unidos da América para Badajoz, em Espanha. O seu objetivo era produzir em cativeiro este animal para fins gastronómicos. Só que eles conseguiram escapar, não se sabe muito bem como, tendo sido descobertos pela primeira vez em Portugal em 1979 no rio Caia

O que fizemos?

Descobrimos que o cágado de carapaça estriada é uma espécie invasora em Portugal fomos a duas pet shops em Portugal (Tortuga e Ornimundo) procurar o cágado  de carapaça estriada. Não encontrámos em nenhuma das lojas mas perguntámos à nossa turma quem tinha espécies invasoras em casa e tínhamos alguma gente incluindo uma amiga nossa que tinha peixes invasores.

 

 

 

Fontes:

(http://visao.sapo.pt/ambiente/opiniaoverde/brunopinto/as-especies-exoticas-invasoras=f797729).

(https://ciencia20.up.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=136:tartaruga&catid=8:interno)

Daniel Mascarenhas, Tomás Francisco