Tempo de Antena para a sustentabilidade: o poder da comunicação

Fundadas em 1934 e 1993, a Rádio Renascença e a SIC estão mais uma vez presentes no Rock in Rio Lisboa, como forma de divulgar o seu compromisso pela sustentabilidade. A comunicação é um meio cada vez mais importante para passar esta mensagem na rádio e no pequeno ecrã.

O grupo Renascença Multimédia marca mais uma vez presença no recinto do Rock in Rio Lisboa e a sua posição sobre a sustentabilidade tem sido cada vez mais forte, edição após edição.

O papel dos radialistas e da rádio são determinantes para a mudança de comportamentos

Pedro Fernandes, radialista da RFM, afirma que a rádio assume cada vez mais uma posição de destaque na promoção dos valores da sustentabilidade e da responsabilidade individual de cuidar do planeta. O radialista considera ainda que o RiR “amplia as suas iniciativas de sustentabilidade, para tornar este mundo um mundo melhor”, e vê a rádio como uma forma de passar a mensagem de que se um festival de música consegue mudar as suas práticas ambientais, as pessoas também o conseguem fazer nas suas próprias casas, nos seus empregos e no seu quotidiano. Este refere ainda que “a própria RFM faz a partilha das iniciativas de sustentabilidade a partir do festival para que as pessoas deixem o evento limpo como o encontraram e que passem este ensinamento para a sua vida fora daqui”. Esta posição assumida reflete uma influência no público, em todas as faixas etárias, passando a mensagem da sustentabilidade como o objetivo final.

O grupo Impresa, representado no RiR 2022 pela SIC, também tem mudado a sua estratégia e posição sobre o ambiente. Este ano, os brindes distribuídos pelo stand do canal televisivo são feitos com materiais antigos, proveniente de sobras de exemplares do Jornal Expresso (do mesmo grupo). E se os comportamentos sustentáveis devem começar pelo meio onde se vive, o Grupo Impresa tenta começar pelos seus próprios canais de trabalho. Dentro do edifício deste grupo, todas as luzes são LED, os ecopontos foram reforçados e o desperdício foi diminuído ao máximo, através da redução do consumo de materiais e da adoção dos canais digitais para realizar parte das tarefas do referido grupo. Foram ainda estabelecidas parcerias com as escolas para a colocação de painéis solares, cuja produção de energia é vendida à rede pública e 100% dos recursos revertidos para projetos sociais.

A SIC integra o festival desde 2004, mas adota comportamentos sustentáveis, através da comunicação desde 1993.

António Torres Pereira, Diretor de Património, Risco e Sustentabilidade do grupo Impresa relata a importância da comunicação como meio de influência sobre a mudança de mentalidade do público que assiste aos canais de comunicação. O grupo Impresa tem apostado, ano após ano, em serviços digitais como forma de ser uma referência no mundo digital e de promover um mundo mais sustentável, amigo do ambiente e consciente da sua pegada ambiental.

 Tanto a organização do RiR 2022, como a RR e a SIC, concordam que as mudanças do passado estão a ter frutos no presente, contribuindo para a progressiva mudança da posição da comunidade face à mensagem que o RiR quer partilhar: “mudar para um mundo melhor”.

 

Ana Francisca Martins, Beatriz Costa, Débora Carvalho, João Pedro Costa, Rita Relvas