A sequência de fotografias apresentada é o resultado de uma pesquisa sobre etiquetas energéticas numa loja de eletrodomésticos (Worten) no hipermercado Continente em Águeda.
Os Jovens Repórteres para o Ambiente da Escola Básica Fernando Caldeira quiseram informar os pais de como escolher eletrodomésticos energeticamente mais eficientes. Os cinco jovens pesquisaram as etiquetas energéticas de vários eletrodomésticos, desde, máquinas de lavar loiça e roupa, máquinas de secar roupa, frigoríficos e até mesmo televisores. Registaram a marca e o modelo de alguns destes aparelhos, bem como, a respetiva classe energética, o consumo e o preço.
Da observação das etiquetas energéticas verificaram que existem etiquetas mais antigas e etiquetas recentes, que entraram em vigor em 2012. Estas abrangem os eletrodomésticos A+++, A++ e A+, dentro da classe A.
As etiquetas informam os consumidores sobre a eficiência, consumo, rendimento, capacidade e ruído dos vários equipamentos.
Estes jovens, puderam informar os pais que os eletrodomésticos de classe A+++, com as mesmas características são os mais energeticamente eficientes, havendo uma poupança em termos de consumo e na redução significativa da emissão de dióxido de carbono, CO2.
Um consumidor bem informado, vale por dois – Poupa no bolso e poupa o ambiente!
Autores:Joel, Melissa, Mariana, Beatriz e Rafaela
You must be logged in to post a comment.