Vamos dar o litro

A Jovem repórter Denisa Zus, aluna do 7º ano da Escola Básica de Camarate e Delegada eco-escola, participou numa ação de sensibilização e informação sobre a reciclagem de óleos alimentares, promovida por técnicas do Departamento do Ambiente da Câmara Municipal de Loures. E conta-nos como foi…

Momento do teatro “Vamos dar ao litro”

No dia vinte e nove de janeiro realizou-se na Biblioteca da escola uma apresentação do Concurso “Vamos dar o Litro”, dirigido à comunidade escolar.

A apresentação do concurso foi muito divertida e informativa pois foi feita uma representação teatral pelas técnicas da Câmara Municipal de Loures.

Estiveram presentes os delegados de turma, os representantes do projeto Eco- escolas, professores e encarregados de educação.

O objetivo deste concurso é sensibilizar a comunidade para a recolha seletiva de Óleos Alimentares Usados (OAU), de modo a diminuir o impacte ambiental resultante da contaminação das águas e dos solos.

Os óleos que utilizamos e que deitamos fora pelos canos chegam aos oceanos, poluem as águas e como consequência, põem a vida marinha em risco. Por exemplo, um litro de óleo polui um milhão de litros de água.

Para além deste aspeto, ao deitarmos o óleo nos canos das casas, quer no lava loiça quer na sanita, eles estragam-se, entopem e podem aparecer baratas e ratos. A partir daí, vai contaminar a água dos rios, dos mares e oceanos.

Para ajudar a diminuir a poluição causada pelo óleo alimentar, podemos colocá-lo em garrafas de plástico de um litro (atenção: o óleo tem de estar arrefecido).

Depois de conseguirmos juntar um litro de óleo alimentar usado, devemos colocá-lo num óleão, que é um contentor próprio. No âmbito deste concurso devemos colocar num oleão de rua da Prio. O óleao é despejado por funcionários numa fábrica e com a reciclagem podem fazer-se muitos outros materiais como velas, sabonetes, cremes para o corpo, entre outros.

Foram distribuídos panfletos e cartazes que indicam as regras de funcionamento do concurso.

Como foi dito por uma das apresentadoras do concurso “Nada é lixo. Todos os resíduos se transformam.”

Ao participarmos neste concurso podemos contribuir também para que a escola ganhe prémios com a nossa atitude cívica.