A Ericeira é a primeira Reserva Mundial de Surf da Europa e a segunda do mundo, desde outubro de 2011. Esta reserva é constituída por sete spots que se estendem por 4 km de linha costeira.
Nuno Benedito, coordenador da área de desporto da Câmara Municipal de Mafra, explicou que numa extensão da praia de S. Lourenço até à praia da Pedra Branca, as ondas têm as condições ideais para a prática de surf, tais como um fundo rochoso ou arenoso, a sua consistência e o tipo de rebentação.
Sendo uma Reserva Mundial de Surf têm a responsabilidade de manter e preservar a praia e o ambiente em redor e de englobar a comunidade num compromisso comum. O envolvimento comunitário passa pelo trabalho de voluntários que contribuem para limpeza das praias, projetos escolares e ações por parte dos surfistas e de turistas. Também os pescadores têm um papel relevante, contribuindo para a preservação dos recifes, importantes para a formação das ondas. Da mesma forma, o papel do município é fundamental, uma vez que protege a linha costeira. Impede qualquer edificação na orla marinha e implementa um limite de escolas de surf por praia, atenuando os efeitos da massificação dos
últimos anos.
A Reserva Mundial de Surf conta com a existência de vários parceiros, entre os mais influentes os “amigos do mergulho” e o “skeleton sea”, sendo que este último é um dos parceiros ativos a nível ambiental ao reutilizar os resíduos recolhidos nas praias para a construção de obras de arte.
Futuramente, a Câmara Municipal pretende construir um parque ecológico como complemento à Reserva Mundial de Surf. Um parque que prevê a existência de um observatório de aves e a plantação de espécies locais, com o objetivo de aumentar a biodiversidade.
Grupo 3
You must be logged in to post a comment.