Escola Superior Agrária de Ponte de Lima refloresta prédio florestal

No passado dia 07 de Dezembro de 2016 noventa e oito alunos e doze docentes da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) abrem os seus corações pela floresta, arregaçam as mangas, seguram as suas enxadas e replantam uma vasta parcela no prédio florestal “Fojos” na freguesia de Refóios do Lima, que tinha sido completamente destruído pelos incêndios no passado Verão. Esta iniciativa surgiu por parte como ideia de um aluno do Curso de Técnico Profissional Superior de Mecanização Agrícola, também um elemento muito ativo no projeto Eco-Escola, José Pena. Ao regressar à ESA-IPVC no inicio do ano letivo 2016/2017 o aluno deparou-se com toda a paisagem arruinada pelas chamas.

No passado dia 07 de Dezembro de 2016 noventa e oito alunos e doze docentes da Escola Superior Agrária dePonte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) abrem os seus corações pela floresta, arregaçam as mangas, seguram as suas enxadas e replantam uma vasta parcela no prédio florestal “Fojos” na freguesia de Refóios do Lima, que tinha sido completamente destruído pelos incêndios no passado Verão.

Esta iniciativa surgiu por parte como ideia de um aluno do Curso Técnico Superior Profissional de Mecanização Agrícola, também um elemento muito ativo no projeto EcoEscola, José Pena. Ao regressar à ESA-IPVC no inicio do ano letivo 2016/2017 o aluno depara-se com toda a paisagem arruinada pelas chamas.

A 02 de Setembro, 2016 José Pena resolveu então reverter a situação, enviando um email para a coordenadora do projeto Eco-Escola ESA-IPVC, questionando:

 

“Bom dia, Professora Joana Nogueira

 

Não sei se têm ido a Refóios do Lima ou a Ponte de Lima. A última visita que fiz foi no domingo e fiquei dececionado: tudo em redor está queimado, não só em volta da ESA, mas noutras freguesias além rio (Gemieira, Gondufe). Vamos ter um cenário negro de tela este ano e penso que nem o eucaliptal da escola resistiu. Que medidas tomar quanto a isso?”

 

“Atenciosamente”

José Pena

 

O desafio foi aceite, e com o apoio de alguns parceiros, como a Câmara Municipal de Ponte de Lima(Gabinete técnico Florestal), a Junta de Freguesia de Refóios do Lima e a Associação Florestal do Lima.

A escola foi candidata ao projeto Floresta Comum (projeto que apoia a reflorestação somente com árvores autóctones) solicitando cerca de quinhentas árvores de oito espécies diferentes. Foram atribuídas à ESAIPVC sessenta árvores da espécie medronheiro (Arbutos unedo), cinquenta de vidoeiro (Betula pubescens), cinquenta de Lódão-bastardo (Celtis australis) e oitenta e cinco sobreiros (Quercus suber). O plano da plantação foi elaborado pela equipa, com especial participação da arquiteta paisagística e docente da escola, Gabriela Dias.

 

O dia da plantação foi agendado para a data em que se celebraram os 31 anos da ESA-IPVC, e foram muitos os alunos e docentes da escola que se envolveram. Para os caloiros foi uma maneira diferente, divertida e relevante de se integrarem mais no espírito desta Agrária. Estiveram ainda presentes o Dr. Rui Teixeira, Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Presidente da Junta de Freguesia de Refóios Dr. José Amaral. Todos ajudaram a plantar pelo menos uma árvore em honra deste projeto. Uma ação que pode vir a servir de exemplo ou incentivo para outros institutos e faculdades espalhados pelo país para a recuperação de floresta, proteção da biodiversidade e ambiente.

 

Cuide da sua Natureza.

 

Rafael Rocha
Escola Superior Agrária de Ponte de Lima
2º Ano Curso técnico superior profissional – Gestão de Turismo em Espaço Rural

Rafael Oliveira Rocha