Fava em alerta

As leguminosas, como o feijão, a ervilha, a lentilha, o grão-de-bico e as favas, são ricas em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, tendo sido apontadas pela ONU como uma alternativa alimentar sustentável na adaptação às alterações climáticas e a proteção dos solos. As favas são uma presença assídua nas hortas portuguesas no inverno e, naturalmente, na gastronomia tradicional. Apesar de muito rústicas e fáceis de cultivar, podem ser afetadas por algumas doenças e pragas. Quando a prevenção não for suficiente, o tratamento e combate é possível com recurso a soluções sustentáveis simples como a solução de água a vinagre.

As favas são um dos legumes comuns nas hortas de Inverno em Portugal, pertencendo à família das leguminosas, como o feijão e as ervilhas.

 

 

Esta cultura, embora exija cuidados muito simples, pode ser afetada doenças como a ferrugem e por pragas como os afídeos (piolhos).

 

 

Os piolhos, que podem ter várias formas e cores, alimentam-se da seiva das plantas e dos seus nutrientes, provocando infeções que as podem destruir.

 

 

 

Para prevenir o aparecimento dos piolhos, podemos cortar as pontas das plantas, cujas folhas tenras os atraem, plantar repelentes como os coentros ou ter flores que atraem joaninhas.

 

 

Assim que aparecerem os primeiros focos, devem ser combatidos de forma biológica: uma mistura de água e vinagre, aplicando-a duas vezes por semana.