Exemplar de uma borboleta adulta da espécie Fritilária-dos-lameiros (Euphydryas aurinia) capturada para identificação durante um estudo que pretende monitorizar esta espécie no Parque Natural Sintra-Cascais. Parque Natural Sintra-Cascais, Março 2014
Vista parcial do prado anexo ao transecto realizado durante o estudo de monitorização da borboleta (Euphydryas aurinia). Parque Natural Sintra-Cascais, Março 2014
Lagartas pretas e com muitos pelos a alimentar-se de madressilvas. É desta forma que podemos encontrar, no início da primavera, a fase larvar da borboleta diurna Euphydryas aurinia. O adulto pode ser visto de Março a Junho.
Esta espécie encontra-se dispersa por todo o território português. É uma espécie que depende sobretudo de sistemas de exploração extensivos, encontrando-se em prados húmidos, turfeiras e bermas de caminhos.
A perda e a fragmentação do seu habitat constituem atualmente as suas principais ameaças, estando em declínio nas áreas urbanas e no litoral, onde a pressão humana é maior.
É considerada uma espécie ameaçada e o seu estado atual é vulnerável. É a única espécie de borboleta existente em Portugal protegida pela Diretiva Habitats.
Desempenha um importante papel para os ecossistemas pois contribui para a polinização de várias espécies de plantas, as quais dependem desta borboleta. Por isso a sua conservação é tão importante.
Ana Raquel Conde (10º1A), Diogo Vigário (10º1A), Matilde Cruz (10º1A)
Escalão 15-18 anos
Colégio Valsassina
Agradecimentos:
Este trabalho não teria sido possível de se realizar sem o apoio e disponibilidade da Cascais Ambiente. Agradecemos em particular à Dra Sara Saraiva e à Dra Sara Gonçalves, por toda a atenção, simpatia e colaboração.
You must be logged in to post a comment.