Lagoa de Melides, um ecossistema em risco!

A Lagoa de Melides é um ecossistema sensível a diversos fatores como a ação humana, nomeadamente nos arrozais. O seu desequilíbrio, aliado às alterações climáticas, coloca-o ainda mais em risco, provocando o desaparecimento de habitats e o empobrecimento da biodiversidade aí existente.

A Lagoa de Melides situa-se na freguesia de Melides, no Alentejo, distrito de Setúbal.
Mede cerca de 26 hectares, contém diversas ilhas cobertas com vegetação hidrófila (espécies que vivem dentro de água), serve de habitat a várias espécies animais, nomeadamente nomeadamente enguias, pardelhas, tainhas, garças brancas, garças vermelhas, milhafres pretos, tarambolas douradas, cegonhas, patos, galeirões comuns, etc.

Anualmente, é aberta ao mar de forma a renovar a água e a biodiversidade. Trata-se de um ecossistema sensível, sofrendo com alterações como a ação humana junto à Lagoa, nomeadamente os arrozais. Devido às alterações climáticas, o nível da água irá descer, podendo diminuir o habitat de algumas espécies. A temperatura interfere também com o ciclo de vida dos seres vivos, nomeadamente a reprodução e a alimentação.

As propostas de soluções são:

–  redução da atividade antrópica;

– conciliar a existência de seres humanos com o meio ambiente envolvente;

– a proteção das águas que formam a Lagoa de Melides;

– a fomentação de estudos, projetos e iniciativas que tenham como objetivo dar a conhecer a Lagoa e a sua riqueza biológica, bem como a sua preservação e conservação.

This slideshow requires JavaScript.

Clara Albuquerque Levy Mourão, Maria Carolina Leal Palma Múrias