Málaga, sol e praia: Impacto ambiental dos Chiringuitos

This slideshow requires JavaScript.

As praias de Málaga estão entre as mais recomendadas. Aliado a estas caraterísticas a preocupação ambiental tem de estar presente em zonas balneares.
Através da atividade de alguns estabelecimentos, conhecidos como “Chiringuitos”, a sustentabilidade é comprometida, partilhando-se com os visitantes a contaminação decorrente deste tipo de negócio.

Durante o período de mobilidade em Erasmus por Espanha, foi possível observar que Málaga, conhecida como a capital da “Costa del Sol”, dispõe de uma das melhores zonas balneares.

A Junta de Andaluzia assegura o seu controle, disponibilizando equipamentos de forma a garantir as boas práticas ambientais dos visitantes. A poluição ambiental continua a ser um desafio, assim como o respeito pelo espaço comum.

Algo caraterístico nas praias malaguenhas são os “Chiringuitos”, que segundo o diário La Opinión de Málaga são lugares obrigatórios de verão, para desfrutar do ambiente e gastronomia local.

Este tipo de estabelecimentos garante parte da sua atividade com a oferta que dispõe a nível de pescado. Os materiais e os meios utilizados para o funcionamento do negócio afetam a zona balnear em que estão inseridos, uma vez que, não cumprem com as Leis de Costas e contribuem para a contaminação das praias, através dos resíduos emitidos.

 

Bibliografia:

Muñoz, A. (2016, agosto 02). Los mejores chiringuitos de Málaga para los lectores de La Opinión. La Opinión de Málaga. Disponível em: http://www.laopiniondemalaga.es/verano/2016/07/22/mejores-chiriguintos-malaga-votacion-popular/865472.html

Filipa Murta