Archives: Fotografias

Natal Sem Etiqueta

Natal Sem Etiqueta

Aproveitando uma visita ao centro de Leiria, abordamos duas pessoas que nos responderam às seguintes perguntas:
– “Tem noção da quantidade de roupa que compra?”
– “Não”
– “Tenho”
– “Consegue associar a nossa árvore de Natal ao consumismo?”
– “Sim”
– “Sim”
– “Acha impressionante a quantidade de etiquetas que recolhemos em dois meses? Se sim, porquê?”
– “ Sim, porque não temos noção da necessidade”.
– “ Sim, porque evidencia o consumismo”.

O mundo de plástico

O mundo de plástico

O plástico, ao longo do tempo, degrada-se em partículas menores, que logo são ingeridas por animais e aves marinhas. Sem capacidade de digeri-lo, eles morrem de forma lenta e dolorosa, sendo responsável pela morte de 100 mil animais marinhos a cada ano e compromete o ciclo reprodutivo das espécies marinhas, estima-se que pelo menos 15% delas estejam em extinção atualmente. Em grande quantidade no mar, o plástico impede a penetração de oxigénio e luz solar na água, o que também afeta o ciclo bioquímico da flora marinha.

Biodiversidade na Escola

Biodiversidade na Escola

O nosso trabalho consistia em fazer uma reportagem sobre a biodiversidade da nossa escola. Chegamos à conclusão que a nossa escola tem muitos pontos positivos como muitos pontos negativos que influenciam a biodiversidade da escola. Tal como outros grupos de trabalho na nossa turma, reparamos que os pontos negativos são mais que os pontos positivos, e as nossas ações afetam muito o mundo em que vivemos. Assim como os pontos negativos, os pontos positivos também influenciam o nosso planeta e claro que percebemos que para isso, melhorar esse pontos tem de ter a nossa contribuição e intervenção.
Em grupo formalizamos perguntas para a Presidente da CAP e o Presidente da Junta de Freguesia de Agualva Mira-Sintra e para alguns alunos da Escola António Sérgio.
No decorrer da visita à Escola Básica 2,3 António Sérgio, as entrevistas correram bem e os alunos e funcionários colaboraram, dando as suas sinceras opiniões às questões que fizemos sobre o que achavam da biodiversidade da sua escola.
No dia 15 de dezembro, que foi o dia do hastear da bandeira, acompanhamos alguns colegas nos seus trabalhos às salas, que envolviam também intervir com a sensibilidade das pessoas (alunos/ professores) sobre o tema, tirando algumas fotografias. A primeira entrevista que fizemos foi com a Presidente da CAP, acompanhadas da nossa professora de Geografia. Em seguida, entrevistamos o Presidente da Junta. Nesse dia, acompanhamos o hastear da bandeira do Eco-Escolas e participamos no Conselho Eco-Escolas.

Paradoxos da reciclagem no século XXI

Paradoxos da reciclagem no século XXI

No nosso quotidiano, nas ruas da nossas cidades, vilas e aldeias, somos confrontados com imagens que revelam paradoxos na reciclagem.
Apesar dos temas ambientais estarem presentes na sociedade portuguesa, de se realizarem campanhas de preservação ambiental, da promoção da reciclagem e da educação ambiental, continuamos a observar uma reduzida ação ambiental. É urgente alterar esta situação e realizar ações pró-ambientais e pró-reciclagem, de forma a diminuir os impactos negativos no meio ambiente, reutilizar os produtos, poupar os recursos do planeta, gerar menos resíduos e evitar as contaminações do meio ambiente.