Archives: Fotografias

Atenção! Lixo à vista!

Atenção! Lixo à vista!

Na pequena localidade de Alcolombal, pertencente à União de Freguesias de São João da Lampas e Terrugem (Sintra), relativamente perto geograficamente do Parque Natural Sinta-Cascais, está localizada uma “pequena” ilha de lixo à volta de um caixote do lixo. Nesta “ilha” é possível encontrar todos os tipos de resíduos existentes.
As autoridades competes da zona têm o devido conhecimento da situação pois, esta situação arrasta-se à cerca de uma década, porém, nenhuma solução foi apresentada por parte das mesmas, mas também pelos cidadãos da área.

Pandemia não trava os pequenos agricultores

Pandemia não trava os pequenos agricultores

«Cultivar uma horta é um exercício de confiança. Estamos sempre dependentes de situações que não controlamos», confessa Marília, uma de tantas mulheres do interior rural do nosso país, que continua a cultivar mais de metade dos vegetais que o seu agregado familiar consome. Foi ainda no início da pandemia de COVID-19 que se deixou fotografar, retratando a prática agrícola para consumo próprio, que tem gradualmente desaparecido de todo o território nacional.

Coronavírus: uma oportunidade para o ambiente?

Coronavírus: uma oportunidade para o ambiente?

O recente surto de Coronavírus, doença declarada pandemia, tem tido enormes repercussões não só a nível nacional, mas também a nível mundial. Desde cidades paradas, fronteiras fechadas a fábricas paralisadas, são inúmeras as consequências evidentes que a “praga” causou. A despeito destes infortúnios, é possível verificar alguns impactos positivos, nomeadamente os ambientais, mostrando uma oportunidade para repensar o nosso estilo de vida.

A Persuasão do capitalismo em tempo de pandemia

A Persuasão do capitalismo em tempo de pandemia

A contenção da pandemia levou os portugueses ao confinamento, o qual assustou a população, instalando-se rapidamente o receio da falta de bens de primeira necessidade. O governo previamente afirmou que “Não há razões para uma corrida aos supermercados”, do mesmo modo as associações da cadeia alimentar da produção à distribuição, garantiam o normal fornecimento de bens para o toda a população, afastando o cenário de rutura de stocks. Mas, iniciaram-se campanhas que apelavam a “encher a despensa”, mensagens que subliminarmente começaram a aparecer de forma subtil estimulando o consumo que, rapidamente, se transformou num açambarcamento. Estas campanhas eram contrárias ao discurso oficial, revelando a faceta da sociedade capitalista e de consumo que, jogando com os medos e receios, revelam mais uma vez o consumo desenfreado, irracional e insustentável.