Objetivos
Sensibilizar a comunidade para importância da insustentabilidade ambiental sobretudo quando centrada no desperdício alimentar.
Nº Participantes – 85
Descrição
Para comemorarmos a semana do ambiente na nossa escola decidimos dinamizar um evento que alertasse para as questões associadas à insustentabilidade ambiental. Visualizámos um conjunto de documentários sobre desenvolvimento sustentável para podermos escolher um que causasse impacto e, de alguma forma, levasse à mudança de mentalidades e comportamentos. Selecionámos “Taste The Waste” que evidencia o impacto do desperdício alimentar. Convidámos professores e várias turmas do 3º ciclo para assistirem ao documentário e, se houvesse abertura para tal, debatermos a relação entre Desenvolvimento Sustentável, Globalização, Consumismo e desperdício.
Elaborámos um cartaz para dar a conhecer o evento, com o objetivo de abranger o máximo número de pessoas, e afixamos vários exemplares em diferentes locais estratégicos.
Para fomentar o interesse e prender a atenção dos nossos espectadores elaborámos um pequeno questionário cujas respostas orientaram o debate final.
Avaliação/Impacto
Segundo a nossa sensibilidade, tanto professores como alunos gostaram da iniciativa. Do ponto de vista percentual verificámos, após corrigirmos os questionários, que houve 61,52% de respostas corretas contra 38,5% de respostas incorretas ou não respondidas – revelam os dados que nestas faixas etárias há já plena consciência do grave impacto dos desperdícios, nomeadamente, no que respeita ao agudizar das desigualdades entre pobres e ricos.Ficámos com a perceção que as campanhas de sensibilização ambiental são, de facto, muito importantes e que quanto mais jovem for o público-alvo maior a sua probabilidade de sucesso, a longo prazo.
You must be logged in to post a comment.