A escola é um local onde as pessoas se reúnem diariamente para aprender e ensinar. Todos contam com uma escola onde o ambiente é saudável e acolhedor. Mas, eis que surge a informação de que na escola Ruy Belo há edifícios que contêm amianto. Na construção civil, este material é usado nas telhas de fibrocimento (cerca de 85% do consumo mundial), revestimentos e coberturas de edifícios, gessos e estuques, revestimentos à prova de fogo, isolamentos térmicos e acústicos e revestimentos de tetos.
O problema do amianto está na inalação das fibras libertadas para a atmosfera. As partículas do amianto, uma vez inaladas, nunca mais se libertam do organismo, e estas fibras provocam várias doenças, que podem aparecer décadas depois de o indivíduo ter inalado as fibras de amianto. A libertação destas fibras para o ar apenas ocorre quando os materiais que as contêm estão sujeitas a más condições de conservação.
Porque não querem correr o risco de ficar doentes, os alunos, as famílias, os assistentes operacionais e os professores uniram-se à porta da sua escola para pedir: Tirem-nos o amianto!
You must be logged in to post a comment.