Estamos numa época do ano cujos valores como a solidariedade, a empatia, o amor, a partilha, se reforçam. E a sustentabilidade também é isso, a necessidade deste equilíbrio social que deve ser potenciado por todos e por cada um. Talvez por ser Natal exista uma sensibilidade maior.
A implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, proclamados pelas Nações Unidas em 2015 e com metas extensíveis até 2030, não é utópica e o trabalho de todos e de cada um é fundamental. É uma responsabilidade comum, partilhada por todos os alunos da Escola Profissional Projeto Plural, e que, ao longo deste ano letivo refletir-se-á no “PODVERDE”, cujo episódio piloto foi lançado no ano passado. Este primeiro episódio incide na erradicação da pobreza e da fome, os dois primeiros ODS, que, infelizmente, não refletem uma realidade muito longínqua. Os alunos consciencializam-nos para a importância de adotarmos medidas locais, nacionais e mundiais para colmatar a dificuldade que muitos têm de aceder aos recursos básicos e à satisfação das suas necessidades primordiais. Direitos que todos temos de ter, direitos humanos que toda e qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, deve ter. Daí a alusão à celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, como chamadas de atenção para uma realidade que está muito presente e no quotidiano de cada um de nós.
É fundamental que a Escola continue a assumir formas de estar que reflitam a responsabilidade de todos nós para o bem-estar social, económico e ecológico, como vasos comunicantes que promovem a sustentabilidade.
Conscientes desta problemática eminente e da necessidade das vozes de hoje como participantes construtivos das gerações vindouras, os jovens viseenses da Projeto Plural, através do PODVERDE, continuam a investir na discussão daquilo que é feito e daquilo que pode ser feito por todos. Sempre que tratamos de cada um de nós, tratamos de todos. E os jovens devem estar atentos e conscientes daquilo que se passa no mundo e qual o papel que podem vir a desempenhar nele.