Março foi o mês da água e a reflexão dos alunos circunda em torno deste bem essencial. Desde o ODS 6, água e saneamento, ao ODS 14, proteger a vida marinha, analisaram as questões que estão relacionadas com os mesmos, as metas da Agenda 2030.
Segundo as Nações Unidas, os dados mais recentes mostram que os governos devem trabalhar, em média, quatro vezes mais rápido para cumprir o ODS 6 a tempo, mas essa não é uma situação que qualquer ator ou grupo possa resolver. A água afeta a todos, por isso precisamos que todos tomem medidas.
Nesse sentido, os alunos viseenses da Projeto Plural pensam no que pode ser feito e que medidas podemos adotar para superar a crise climática que se instala e tudo aquilo que pode ser feito por cada um, e por todos nós, para uma ação conjunta para preservar a biodiversidade marinha e para consciencializar o outro da suma importância de todos termos acesso às condições básicas para o nosso equilíbrio e bem-estar.
A conferência da água de 2023 exige a mudança “Be the change you want to see in the world”, sendo a celebração do Dia Mundial da Água 2023 sobre acelerar a mudança para resolver a crise da água e do saneamento. A disfunção ao longo do ciclo da água prejudica o progresso em todas as principais questões globais, da saúde à fome, da igualdade de género aos empregos, da educação à indústria e dos desastres à paz.
A campanha global Be the change incentiva as pessoas a agirem no seu quotidiano para mudar a forma como usam, consomem e fazem a gestão da água. Essas promessas de indivíduos e comunidades contribuirão para a Agenda de Ação pela Água, juntamente com compromissos maiores de governos, empresas, organizações e instituições.
Os compromissos são de agora para que mudemos em prol da existência de um futuro melhor. Sem dúvida, 2023 é um ano particular para compromissos em relação ao uso da água e saneamento. Esta conferência é uma oportunidade única para unir o mundo em torno da solução da crise da água e do saneamento.
Os governos nacionais e as partes interessadas de todos os níveis da sociedade colaborarão para assumir compromissos voluntários para acelerar o progresso no ODS 6 e em outras metas e objetivos relacionados com a água acordados internacionalmente. Esses compromissos voluntários formarão a Agenda de Ação pela Água, projetada para proporcionar mudanças rápidas e transformadoras no restante desta década.
Estas questões continuarão a ser abordadas pelos alunos com a exploração da Agenda 2030 ao longo do ano letivo, procurando analisar os restantes ODS, demonstrando a urgência de uma ação imediata, que deve ser pensada por todos e por cada um. É este o nosso compromisso!