Uma Nova Vida…
Numa viagem pelo nosso país, principalmente por Rio Maior, Santarém e Lisboa, observamos as mudanças no nosso quotidiano devido à COVID-19. Com esta pandemia, o nosso planeta ‘’acalmou’’, aparentemente. Percebemos assim, que é necessário estarmos fechados em casa para o nosso planeta ganhar alguma qualidade de vida. Com esta problemática, um novo problema surge. Onde são depositados os equipamentos de proteção individual que usamos para combater este vírus?! Já foram encontrados em sítios potencialmente agressivos para o nosso ambiente. A vídeo campanha apela que os EPI’s sejam colocados no lixo comum após a sua utilização, como sugerem os especialistas.
Ribeira da Lage, em Oeiras: sinais de contaminação comprometem potencial ecológico
Há espécies que ajudam a estudar os ecossistemas em que habitam, pela capacidade de integrar e refletir as condições do meio. É o caso dos macroinvertebrados bentónicos, usados num estudo para avaliar a qualidade ambiental da Ribeira da Lage, em Oeiras. Identificaram 16 famílias destes animais, o que segundo o índice biológico BMWP revela sinais de contaminação.
Bufo-Real
Os desafios UHU surgem de uma parceria entre o Programa Eco-Escolas e a UHU, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade nacional.
A inspiração dos desafios UHU às escolas vem do “mocho UHU” ou bufo-real (a maior ave de rapina noturna da Europa) que emite o som uhuuu e que habita também a floresta onde se localiza a fábrica da UHU na Alemanha. A presença da UHU nas Eco-Escolas visa alertar para a importância de conjugar a produção e o consumo com a preservação dos recursos em geral e da biodiversidade em particular. No cumprimento desta Missão pretende-se ainda dar a conhecer às escolas a UHU renature, criada a pensar na minimização da pegada ambiental.
Aves
Este desafio tinha como objetivo principal dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar, dando particular enfoque à diversidade de aves. Como estavamos em confinamento, o trabalho foi direcionado não ao espaço escolar, mas sim ao espaço envolvente da casa de cada aluno, que participou.

You must be logged in to post a comment.