O gesso usado na construção de moldes ortopédicos, mesmo em atividades de formação, também é resíduo hospitalar
Durante o processo de formação, os estudantes de ortoprotesia adquirem e desenvolvem competências na construção, adaptação e aplicação de dispositivos biomédicos a indivíduos com amputação ou ausência congénita dos membros, assim como com deficiência funcional total ou parcial, de forma a facilitar a sua reabilitação e inserção socioprofissional, com as devidas implicações na sua qualidade de vida. Por ano, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, é usada cerca de uma tonelada de gesso para as atividades formativas destes estudantes, havendo lugar à produção de uma quantidade significativa de resíduos deste mineral, que requer destino e tratamento adequados.
Direitos das mulheres e ambientalismo
São já conhecidas as diferentes questões levantadas quando o assunto é o ambientalismo, talvez as opiniões mais efervescentes sejam sobre a forma como o ambientalismo deve ser aplicado às nossas vidas e qual a responsabilidade moral e ética de cada indivíduo. Apesar de ver tantas discussões sobre o assunto, é raro ouvir pensamentos racionais sobre o impacto das lutas sociais no ambientalismo e a forma como somos todos afetados pelas nossas más condutas, mas também, e principalmente sobre como somos parte do problema. É então necessário refletir e pensar sobre que fatores influenciam ou são influenciados pelo ambientalismo, e penso imediatamente na luta feminina.
Viagem Pelo Clima por um “Cooler World”
Na celebração do Dia Mundial da Saúde Ambiental, que este ano teve como tema “Criando Comunidades Resilientes através da Redução do Risco de Desastres e Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas”, os Jovens Repórteres para o Ambiente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa deram a conhecer a “Viagem Pelo Clima”.
Este episódio contou com a participação do André, da Cristina, do Guilherme e da Joana, quatro jovens da equipa Água da “Viagem pelo Clima” que percorreram o país para sensibilizar e mobilizar os portugueses para a ação climática, dar a conhecer e algumas das boas práticas já em curso, partindo à descoberta de exemplos a seguir.
Sementes da Vida
Recolhe, cuidadosamente, sementes de plantas aromáticas. Coloca-as, devidamente identificadas, num envelope com carinho. Depois seleciona a melhor terra biológica e armazena-a num pequeno saco de serapilheira. Junta os dois elementos e tens o presente perfeito e original para um professor, habituado a semear conhecimento e a cuidar das suas plantas.
You must be logged in to post a comment.