Justiça Climática e Social – O papel dos Jovens em 2025
No passado dia 30 de setembro, decorreu no Grande Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) um debate com o tema “Jovens e a Justiça Climática e Ambiental em 2025”, inserido na XII Edição do Congresso 4US, um evento da Ecozoic. Dando voz aos jovens da atualidade, foram debatidos temas como a participação juvenil no associativismo, a cooperação entre a geração jovem e adulta, e de que formas o associativismo pode ser eficaz no seu combate diário pelo futuro dos jovens.
“Explorar para aprender”: Alunos do 11.º ano levam a sala de aula para a natureza
Com o objetivo de transformar os espaços exteriores da escola em verdadeiros laboratórios vivos, as turmas do 11.º CT1 e CT2 abraçaram um projeto inovador no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia. A proposta visava aplicar os conteúdos programáticos em contexto real, através de trabalho de campo, com especial destaque para diversidade de espécies que habitam ou visitam o recinto escolar.
O que é para mim participar no JRA/Eco-Escolas
Participar no JRA e no Eco-Escolas é muito mais do que fazer parte de projetos escolares – é aprender a ser cidadão ativo, responsável e consciente. Neste vídeo, os nossos alunos partilham o que significa para eles integrar estas iniciativas, onde a voz dos jovens conta, as ações fazem a diferença e o futuro começa já hoje.
Alunos da ESV aceitam o desafio da ABAAE e da Faber-Castell: nasce o “Ecolabirinto”
No ano letivo 2024-2025, os alunos do 9.º C da Escola Secundária de Valongo (ESV) aceitaram o desafio lançado pela ABAAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e pela Faber-Castell: criar um labirinto subterrâneo, com ponto de partida numa árvore e chegada a uma mina de grafite — um percurso simbólico que representa o ciclo de vida do Ecolápis, o lápis ecológico da Faber-Castell.

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