Tema JRA: .TEMAS de REPORTAGEM

O valor da água

O valor da água

A desertificação cada vez se aproxima mais de nós e o deserto passa a ser um medo real. São cerca de 100 países que estão em alerta para o perigo de desertificação devido às consequências da ação humana. Para além das alterações climáticas, o uso desmedido de água é uma das grandes causas que leva ao aumento do perigo de degradação da terra. O apelo para o uso responsável da água é cada vez mais necessário face à iminência desta desertificação “mundializada”. Tal como a desertificação passou a ser uma realidade anunciada, a água passa a assumir um recurso precioso para todos os seres vivos.

Whale hunting culture

Whale hunting culture

The whale hunting culture has influenced marine ecosystems for many years. Spreading awaresness and educating people will help save their habitats.

Matas Urbanas, tesouros à nossa porta!

Matas Urbanas, tesouros à nossa porta!

Requalificar e dinamizar as matas urbanas que ainda subsistem na cidade do Barreiro, a Mata dos Casquilhos e a Mata dos Fidalguinhos, foram os objetivos pelos quais fizemos um levantamento dos problemas e das soluções mais importantes, através de saídas de campo, de um inquérito à população e algumas entrevistas a membros da comunidade local. Determinados a melhorar o estado atual de uma destas matas, com o apoio de parceiros locais, organizámos a comemoração do Dia da Árvore com múltiplas atividades de entre as quais se destacaram a plantação de sobreiros e a pintura de mesas e bancos.

Novo lixo é para sempre

Novo lixo é para sempre

O projeto “Novo lixo é para sempre” procura sensibilizar para a problemática das embalagens que têm um uso muito limitado no tempo, mas que, infelizmente, permanecem como lixo por muito, muito tempo.
O projeto parte da fotografia de embalagens encontradas na natureza como lixo. Com uma estética próxima da utilizada nas campanhas de publicidade para produtos novos, procura-se mostrar que, no fundo, o novo e bonito não deixa de existir quando comprida a sua função principal.
O principal objetivo da “campanha” é sensibilizar a população, especialmente os jovens, para a necessidade urgente de repensar o uso dos plásticos de utilização única, as problemáticas da reciclagem, da reutilização, da educação ambiental e também a falta de consciência ambiental das pessoas.
Pretende-se essencialmente incentivar os jovens a tomar consciência, não só das suas escolhas enquanto consumidores, mas também a responsabilizarem-se pelos resíduos daí resultantes.