O Calcário da Serra de Aire e Candeeiros
A Serra de Aire e Candeeiros tem como rocha mais abundante o calcário. A paisagem é constituída por diferentes tipos de estruturas sedimentares calcárias, nomeadamente as grutas, que são uma importante característica desta serra. A sua formação tem origem na dissolução dos constituintes do calcário na água, ou seja, dá-se uma erosão química desta rocha, à qual se junta uma erosão mecânica, correspondendo ao desgaste causado por agentes físicos. Como consequência ocorrem fraturas e desagregações progressivas da rocha. A erosão do calcário está na base da formação de muitas outras estruturas cársicas, como os algares, lapiás, estalagmites e estalactites.
Preocupações ambientais em Arouca
Ao refletirmos sobre a poluição que mais atinge e degrada o meio ambiente, condicionando a vida na Terra, a qualidade de vida das populações e a sua sobrevivência com o mínimo de sofrimento, há a assinalar três tipos fundamentais: atmosférica, aquática e terrestre.
Arouca não está imune à poluição. Sendo um concelho rural cujo valor se associa fortemente ao património paisagístico e ambiental, importa elencar problemas e buscar soluções para que o nosso bem maior não de degrade e continue a proporcionar qualidade de vida às populações locais e a deslumbrar quem nos visita.
Água e Saneamento em Arouca
O desenvolvimento económico registado nos últimos anos no nosso país, e também na nossa região, tem levado a uma melhoria das condições de vida das populações. No entanto, o crescente consumo dos nossos recursos, nomeadamente a água, exige, no sentido da sustentabilidade para as gerações futuras, a sua preservação, enquanto recurso vital, assim como a alteração dos nossos hábitos diários. É também fundamental que se aposte numa rede de recolha e tratamento de águas que permita devolver à natureza este recurso, minimizando, tanto quanto possível, o impacto negativo da sua sobreutilização/exploração.
CMC – Videocampanha mobilidade sustentável
Video criado em aula de Oficinas Educativas (Autonomia e Flexibilidade Curricular) em unidade temática sobre sustentabilidade. Os alunos poderiam optar pela forma de sensibilização e/ou divulgação de ações sustentáveis, que contribuam para o cumprimento dos Objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável. Em trabalho interdisciplinar, que incluiu a disciplina de Inglês, os alunos optaram por falarem em inglês e criarem as legendas em Português. De salientar que todas as disciplinas contribuíram para a planificação e implementação deste projeto.

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