As barragens são fundamentais para o desenvolvimento. Destinam-se sobretudo ao abastecimento de água a zonas residenciais, agrícolas, industriais, à produção de energia eléctrica e à regularização de caudais.
A barragem de Crestuma-Lever está localizada na bacia hidrográfica do Rio Douro, sendo a principal fonte de água potável do Porto metropolitano. A sua construção começou em 1976, tendo acabado em 1985, e foi da responsabilidade da então Companhia Portuguesa de Produção de Electricidade, que colocou o projecto nas mãos de uma construtora do Tâmega. A sua construção gerou grande polémica entre as duas freguesias envolvidas quanto à nomeação da barragem tendo desenvolvido um clima de tensão e conflito entre as mesmas.
A barragem do tipo móvel é constituída por nove pilares de 25,5 metros de altura nos quais se apoiam oito comportas descarregadoras e uma eclusa de navegação junto à margem esquerda do Douro.
No ano letivo de 2013/2014, os alunos Henrique Santos e João Miranda da Escola Secundária de Almeida Garrett realizaram
uma reportagem no âmbito do programa Jovens Repórteres para o Ambiente, contando com a ajuda de técnicos da EDP aos quais agradecemos pela colaboração.