Faz o teu papel!

O vídeo pretende sensibilizar os alunos das turmas para a necessidade de reciclar o papel. O consumo de papel numa escola como a nossa pode atingir o abate de 300 árvores por ano. Se reciclarmos o papel são menos árvores que são abatidas.

O consumo de papel representa um problema para qualquer escola. Este foi o motivo para trabalhar um projeto com os alunos com NEE com currículo específico individual. Desta maneira sentem que têm uma participação ativa na sociedade e trabalhamos a matemática, o português e as TIC de uma forma transversal e aglutinadora.

Tudo começou com uma visita ao centro comercial Arrábida Shopping onde os alunos almoçaram na praça da alimentação e posteriormente foram ver no backstage o destino dado aos resíduos que fizeram. De seguida visitamos a empresa que trata os resíduos sólidos do concelho de Gaia. Na Suldouro foi-nos explicado o destino dado aos diferentes resíduos. Construímos um guião de um filme de sensibilização para ser transmitido em todas as turmas da escola. Em simultâneo colocamos sacos azuis para separação do papel em todas as salas de aula e serviços da escola.

O cartão da cozinha já era recolhido e armazenado desde o início do ano pelo grupo de educação especial que a partir desse momento passou a recolher também o papel. Neste momento criamos um centro de separação de resíduos sólidos numa arrecadação da escola onde vamos passar a separar as embalagens.

O filme foi gravado com um telemóvel e montado no power point pois era o único software que conhecíamos capaz de fazer legendas com o destaque que demos.

Alunos do projeto "Sim, somos capazes"