O Projeto “Peixes Nativos – Monitorização e Educação Ambiental”, promovido pelo MARE/ISPA e Águas do Tejo Atlântico, foi pela segunda vez à Ribeira da Cabrela, e contou com a presença dos alunos e professora da EB1 Faião do Agrupamento de Escolas do Alto dos Moinhos, bem como de representantes da Divisão do Ambiente, da Câmara Municipal de Sintra e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.
A atividade foi iniciada com inauguração de um painel informativo, tendo sido seguido de uma sessão de pesca elétrica realizada por biólogos credenciados, o que possibilitou a estes alunos, conhecer melhor vários exemplares de peixes nativos de água doce, da região.
Assim, foi possível observar: a boga portuguesa, em perigo crítico de extinção e que tem na Ribeira da Cabrela uma das populações mais relevante; uma enguia-europeia; um escalo-do-sul; um verdemã; um barbo comum e o lagostim, que sendo uma espécie invasora, serve de alimento às lontras que aqui habitam.
Ficamos a saber que esta ribeira também tem no seu ecossistema, lontras, genetas, garças-reais,rãs-verdes e cágados-mediterrânicos, entre muitas outras espécies.
Estes alunos, nomeados “Guardiões do Rio”, demonstraram muito interesse e atenção. O seu entusiasmo demonstra que esta Ribeira, os seus Peixes Nativos e a sua envolvente serão cuidados e protegidos.
Motivação:
Quando tivemos conhecimento da realização desta atividade, não quisemos deixar de a acompanhar, enquanto Jovens Repórteres para o Ambiente, porque ainda que neste momento estejamos a frequentar o 3º ciclo, a Ribeira da Cabrela é um lugar que nos é muito querido. Quando frequentámos a escola EB1 Faião, fizemos várias saídas de campo, algumas delas no Dia da Criança, a este lugar que consideramos um verdadeiro Tesouro Natural.
No final, concluímos que esta nossa iniciativa foi muito compensadora. Para além de muito interessante, educativa e criativa, o envolvimento e compromisso demonstrado por todas as pessoas entrevistadas, deixam-nos mais confiantes no futuro. Iniciativas como esta são muito importantes para a preservação de ecossistemas.