O desafio JRA foi apresentado à turma do 1º ano do Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural, tendo sido acolhido com bastante entusiasmo.
A escolha da turma a participar foi feita pela professora da disciplina de Ambiente e Desenvolvimento Rural (Elsa Penedo) dado este projeto se enquadrar nas temáticas abordadas em diversos módulos desta disciplina: Módulo 2 (“Sistemática dos Seres Vivos”); Módulo 3 (“Reino das Plantas e Reino Animal”) e Módulo 4 (“Estrutura e Dinâmica dos Ecossistemas”).
Os alunos quiseram realizar um trabalho sobre a conservação de uma espécie em perigo de extinção, neste caso, o lince-ibérico.
Alguns alunos quiseram fazer um artigo e outros montar um pequeno vídeo de sensibilização.
No início do trabalho surgiram algumas questões sobre o Lince Ibérico: Quem é este animal? Suas características? Onde habita? Porque se encontra em risco? O que está a ser feito para a sua conservação? Como podemos contribuir para a sua conservação?
Para responder a estas e outras questões começaram a ser feitas várias pesquisas, principalmente em diversos sites na Internet, onde os alunos começaram a “apaixonar-se” por este animal. De entre estes locais salientamos os seguintes:
Como o facebook também é uma ferramenta bastante utilizada pelos alunos, estes consultaram e seguem os seguintes grupos:
Lince Ibérico (Lynx pardinus) S.O.S.
Biodiversidade Autóctone Portuguesa
Biosfera
Grupo Lobo
No entanto, nem todas as questões foram respondidas e para complementar as informações necessárias e tornar o estudo mais aprofundado os alunos realizaram uma visita de estudo ao Jardim Zoológico de Lisboa, onde foram acompanhados por um guia que mostrou conhecimentos muito pertinentes, resultantes da sua experiência com estes animais. As perguntas foram previamente sugeridas pelos alunos, tendo recolhido e processado as respostas de forma a tornar a informação mais apelativa.
Um dos alunos revelou ter mais capacidades para lidar com o programa “Movie maker”, tendo feito a montagem final do vídeo que se apresenta.
No sentido de sensibilizar a nossa comunidade escolar para a preservação deste animal, este vídeo já foi mostrado à grande maioria das turmas.