Navegar Rumo ao Futuro

Sabemos que os cruzeiros são vistos como uma das principais causas da poluição marinha. São navios enormes, com milhares de passageiros e trabalhadores, onde o foco costuma ser o lazer. Mas será que é possível viajar de forma mais sustentável num cruzeiro?

Aproveitámos uma viagem a bordo do Costa Toscana para perceber como este gigante do mar tenta reduzir o seu impacto ambiental e garantir mais sustentabilidade.

Durante a estadia, fomos observando e recolhendo informação, tanto pelos vídeos transmitidos a bordo como por investigação própria. Descobrimos várias práticas sustentáveis implementadas pela empresa.

Nos camarotes, há instruções simples para poupar água e energia: uso de torneiras eco, reutilização de toalhas, entre outras. No navio, existem recipientes para separação de lixo em vários espaços, e 2/3 da água utilizada é retirada do mar, sendo depois dessalinizada e purificada.

Ficámos impressionados com os cuidados para evitar o desperdício alimentar. São exibidos vídeos nos restaurantes que sensibilizam os passageiros para uma alimentação mais consciente, com mensagens em várias línguas. Além disso, em cada porto, o navio recebe produtos frescos e locais.

Também os resíduos alimentares são separados – entre comida mole e comida dura – para diferentes tipos de reaproveitamento. A energia usada nos elevadores é cinética e o navio é movido a gás natural liquefeito, reduzindo as emissões poluentes.

Por fim, ficámos a conhecer a Fundação da Companhia Costa, que trabalha para preservar o mar, especialmente nas zonas costeiras e em situações de emergência.