Os Cotonetes nas Praias
Todos os anos encontramos nas praias muitas palhinhas de plástico. QUAL SERÁ A SUA ORIGEM?
Fomos investigar e descobrimos que são restos de cotonetes que as pessoas depositam, erradamente, nas sanitas. Apesar das águas residuais serem tratadas nas ETAR’s, muitas destas palhinhas, por serem muitos finas, conseguem passar pelos crivos e chegar ao mar e às praias.
Com este vídeo pretendemos alertar e sensibilizar para este problema, uma vez que a alteração de pequenos hábitos poderá ser muito importante para o resolver.
Deitar na sanita toalhitas, cotonetes e fraldas, pode gerar, por acumulação, graves entupimentos no esgoto. Os resíduos mais pequenos, como os cotonetes, não conseguem ser tratados nas ETAR, podendo comprometer a qualidade do efluente tratado e as linhas de água. Uma vez disponíveis no ambiente, muitos animais podem confundir os “pauzinhos” dos cotonetes com alimento, acabando por morrer, o que afecta toda a cadeia alimentar.
As filmagens foram feitas na praia de Carcavelos, mas poderiam ter sido realizadas noutra praia qualquer, pois este problema é bastante frequente.