O TDN designa problemas de saúde física, mental e emocional, decorrentes da falta de contato com a natureza o que, nas últimas décadas, tem marcado a população do “ocidente urbano”, devido ao intenso uso de tecnologias digitais. O Parque do Barrocal, inserido na cidade de Castelo Branco, permite contrariar esse transtorno, pois a população pode usufruir dele devido à boa acessibilidade ao mesmo.
No Barrocal, pode-se observar uma paisagem granítica constituída por rochas geradas nas profundezas da Terra , mas moldadas e expostas ao longo de 310 milhões de anos a movimentos tectónicos, diferentes períodos climáticos e diversos agentes de meteorização.
A fauna e a flora do Parque são muito ricas e o visitante facilmente poderá perceber a biodiversidade existente no espaço. É também possível observar as vastas paisagens com destaque para os sistemas montanhosos da região.
Para alguma adrenalina e diversão, o Parque dispõe de uma ponte suspensa e escorregas que fazem as delícias dos mais jovens.