O que podemos mudar na nossa escola?
Em que proporção o que realizamos na nossa escola, influencia o nosso planeta?
Este vídeo foi realizado no recinto escolar recriando acções corretas e incorrectas, com a finalidade de sensibilizar os alunos para a importância das nossas atitudes para a preservação do ambiente. Todavia tudo o que fazemos pode ter impactos negativos ou positivos no planeta, pois o mesmo é constituído por vários subsistemas, formando assim um sistema composto, de interacção dinâmica e complexa. Se não contribuirmos para a manutenção do equilíbrio de cada um dos subsistemas, que consequências provocaremos nos outros?
Pensando na escola como um subsistema da Terra, todas as nossas atitudes perante o ambiente na mesma irão ter impactos e influências no sistema principal, a Terra.
O vídeo divide-se em duas partes, em ambas o contexto é o mesmo. Duas alunas encontram-se a lanchar num intervalo. Chega a hora de se dirigirem para a aula. Na primeira vertente demonstramos, o acto incorrecto, que as alunas ao irem-se embora, deixam o lixo em cima da mesa e por acção do vento o mesmo acaba por cair no chão poluindo o recinto escolar. Eventualmente, se este lixo contivesse produtos prejudiciais ao ambiente iria contaminar solos e matar seres vivos. Na segunda vertente as estudantes encontram-se no mesmo contexto, a lanchar, no entanto estas levantam-se e recolhem o lixo colocando-o no respectivo ecoponto. Ao agirmos desta maneira, estamos a contribuir para a preservação do nosso meio escolar e consequentemente do nosso planeta.
Nós não nos podemos esquecer, que ao cuidarmos da nossa escola estamos a contribuir para o equilíbrio do planeta. Ao cuidares da tua escola, cuidas do teu planeta. Cada gesto, conta!