O grupo dos JRA a quando da planificação das actividades pensou na possibilidade de realizarem uma reportagem sobre uma situação de clara evidência de esforço ambiental, que envolvessem uma comunidade social nesse esforço, onde os resultados fossem significativos. Um exemplo a seguir.
No final de Setembro realizou-se a inauguração do Parque da Devesa da cidade de Vila Nova de Famalicão, concelho onde a nossa escola, também, está inserida, e com ela a descoberta do Rio Pelhe. Estava aí o nosso objecto de estudo para a reportagem que pretendíamos realizar.
Numa primeira fase e paralelamente a outros projectos de reportagem ambiental, proferimos uma vasta investigação sobre o Rio Pelhe.
Assim pois, descobrimos que o Rio Pelhe, durante muito tempo “esquecido”, foi devolvido aos famalicenses, assumindo-se como um elemento central do parque e, por arrastamento, da própria cidade. Em concreto, o trabalho da câmara municipal, incidiu na identificação de focos de poluição, na regularização de ligações ao saneamento de habitações, no desenvolvimento de uma campanha de sensibilização junto das empresas situadas na bacia do rio Pelhe, na remodelação de redes de águas residuais e na regularização de ligações de empresas ao SIRVA.
O Rio Pelhe, que atravessa o Parque ambiental da Devesa e toda a cidade de Vila Nova de Famalicão está a ficar despoluído. O executivo municipal famalicense assumiu a despoluição do Rio Pelhe com o objectivo estratégico central da sua acção, tendo desenvolvido uma ampla campanha de sensibilização e de fiscalização junto da população e das indústrias da região, sobretudo as localizadas nas imediações da zona ribeirinha.
Após a finalização da investigação, passamos à segunda fase do projecto, que consistiu na realização de um vídeo sobre o Rio. A equipa foi dividida por tarefas: filmagens e edição.
Numa terceira fase, preparamos e calendarizamos uma entrevista ao Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão sobre o Rio, já que o seu envolvimento com o projecto de despoluição era significativo. Nesta fase a equipa fez, ainda, a edição da entrevista.
Em jeito de conclusão salientamos a nossa admiração pelo trabalho ambiental que se tem feito ao Rio Pelhe e a sensibilização e envolvimento da população famalicenses. As últimas análises à água do rio são animadoras e demonstram uma nítida melhoria da qualidade da água relativamente às duas campanhas de amostragem antecedentes. Em contraste com os resultados anteriores, agora, em todos os pontos de amostragem, a maioria dos parâmetros está dentro dos limites da Classe A, correspondente a uma “Água sem Poluição”. “São resultados excelentes”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, realçando a importância dos números para a qualidade do Parque da Devesa, em particular, e para a afirmação de Vila Nova de Famalicão como “Cidade Verde” em geral.
Reportagem realizada por: Ana Almeida, João Rocha, Mariana Almeida, Alessandro Raposo, Sérgio Sousa e Rafael Abreu.