Concurso Internacional Jovens Repórteres para o Ambiente 2025
O que é
Atividade promovida pela coordenação internacional que visa promover e premiar o trabalho dos jovens jornalistas de ambiente dos 44 países que constituem a rede Young Reporters for the Environment.
Todos os anos são selecionados os trabalhos mais inspiradores e criativos para serem enviados e avaliados pelo Júri Internacional, tendo a oportunidade de serem reconhecidos a nível mundial.
Objetivos
- Divulgar as melhores reportagens de cada país na rede internacional
- Promover a qualidade das reportagens ambientais realizadas pelos jovens
- Incentivar a competição e cooperação internacional entre jovens repórteres para o ambiente
Como participar
Para participar no Concurso Internacional o(a) professor(a) coordenador(a) ou o Freelancer deverá expressar claramente a vontade de candidatar o(s) seu(s) trabalho(s) ao Júri Internacional.
Todos os alunos que participem no programa JRA a nível nacional têm o direito a participar no concurso. No entanto, os trabalhos têm de ser selecionados pela Comissão Nacional antes de serem enviados para a Competição Internacional. Os alunos podem enviar mais de um tipo de submissão para as diferentes categorias.
Poderá candidatar qualquer tipo de reportagens que se enquadrem no regulamento e que tenham sido publicadas até ao dia 15 de abril.
Nota: cada escola ou freelancer pode submeter até 6 reportagens independentemente da modalidade;
Um Júri Nacional selecionará um conjunto de um máximo de 9 reportagens (uma em cada categoria por escalão etário).
As reportagens que venham a ser selecionadas para representar Portugal no International YRE Competition devem ser traduzidas para inglês (ou legendadas, no caso dos Vídeos) até ao dia 10 de abril.
Para se candidatar deverá:
- Publicar os seus trabalhos de reportagem (Artigo, Fotografia, Vídeo e Podcast) em jra.abaae.pt/plataforma até 10 de abril;
Grupos escolares e Freelancers
Os trabalhos a submeter a concurso podem ser realizados por grupos ou indivíduos, através da escola ou como Freelancers.
Escalões
Podem participar jovens entre os 11 e os 25 anos envolvidos no Programa Jovens Repórteres para o Ambiente. Existem 3 escalões etários:
- Escalão 11-14 anos
- Escalão 15-18 anos
- Escalão 19-25 anos
Na definição de escalão de um trabalho de grupo considera-se a idade do autor mais velho.
Modalidades ou categorias de reportagem
Podem ser apresentados trabalhos em formato de Artigo, Fotografia, Vídeo e Podcast.
Podem também ser apresentados trabalhos de campanha: Fotocampanha ou Videocampanha
Definição dos trabalhos a concurso
As submissões a concurso devem incluir
- Nome do autor(es)
- Idade no dia da publicação do trabalho
- Nome da escola
Deverão cumprir os seguintes critérios:
- Tamanho e formato adequados (ver critérios específicos para artigos, fotografia e vídeo em baixo)
- Estar escritos e legendados ou falados em inglês. Nota: poderão realizar a tradução depois, se o trabalho for escolhido para ir a competição internacional.
- Ter enfoque num assunto local, real e pertinente
- Apresentar diferentes pontos de vista e sempre que possível apontar possíveis soluções (através de diversos atores/stakeholders locais)
- Ter sido disseminado pelo menos de três maneiras diferentes (internet e redes sociais, jornal, rádio, exposições, colóquios, etc), sem esquecer a disseminação local
- As fotografias e música utilizadas deverão, quando não forem originais fazer referência aos autores (créditos) e ser usadas com sua permissão de modo a não infringir direitos de autor.
- Estar publicados em jra.abaae.pt/plataforma
Critérios específicos | Artigo
- Não deve exceder as 1,000 palavras e deve incluir pelo menos uma imagem (ilustração, fotografias, gráfico, etc.). Não esquecer a referência às fontes/autores sempre que seja usada uma citação ou imagem não original
- Recomenda-se que o título não exceda 100 caracteres (máx. 20 palavras) sendo desta forma compatível com o Twitter.
- Os artigos deverão ser trabalhados em word e posteriormente publicados na página de reportagens JRA (formato digital).
- As fotografias e imagens deverão ser publicadas no artigo devendo para isso estar em ficheiros autónomos (ver formatos das imagens em baixo)
- Máximo de 3 imagens no artigo com legendas até 20 palavras cada.
Critérios específicos | Fotografia
- Só é permitida uma fotografia;
- A fotografia deverá “contar uma história” ou incitar a uma reflexão;
- A fotografia deverá ser acompanhada de título (de preferência até 140 caracteres) e legenda/memória descritiva (até 150 palavras) explicativa da sua relação com a sustentabilidade ambiental e/ou com a solução para o problema/ assunto;
- A fotografia deve ser submetida em formato digital .jpg ou .png com resolução entre 150-300 dpi;
– Duas subcategorias: fotorreportagem ou foto-campanha
- Fotorreportagem: também conhecida como fotografia documentarial é um estilo fotográfico que captura uma narrativa através de um momento ou evento de, isto é, a imagem por si conta uma história.
- Foto-campanha: ou fotografia experimental utiliza técnicas alternativas. Um fotógrafo destes usa técnicas que não são comuns na fotografia convencional. A fotografia é montada em que a imagem tem como propósito associar-se a uma mensagem ou produto.
Critérios específicos | Vídeo
- Vídeos de duração até 3 minutos
- Podem ser de estilo documentário, reportagem/entrevista (recomendado); campanhas (public service announcement (PSA)) são também permitidas
- Deve ser acompanhado de título (até 140 caracteres )
- O formato deve ser compatível com o YouTube, ex:
- WebM files – Vp8 video codec and Vorbis Audio codecs
- MPEG4, 3GPP and MOV files – normalmente suportando h264, mpeg4 video codecs, and AAC audio codec
- AVI – muitas câmaras gravam neste formato – habitualmente o video codec é MJPEG e audio é PCM
- MPEGPS – normalmente suportando MPEG2 video codec e MP2 audio
- WMV
- FLV – Adobe-FLV1 video codec, MP3 audio
– Duas subcategorias: Videorreportagem ou Video-campanha
- Videorreportagem: baseia-se em notícias, eventos, histórias, etc., depende da observação, da investigação e de documentação.
- Vídeo-campanha: tem como objetivo passar uma mensagem ou produto interessando o espectador.
Aspetos legais
São muito importantes, particularmente no campo dos media / comunicação.
É da responsabilidade dos autores e Professores terem conhecimento dessas regras relacionadas com a criação de peças jornalísticas/ comunicação. Não serão aceites a concurso trabalhos que suscitem dúvidas neste campo.
Qualquer dúvida contactem-nos.
Utilização de músicas nos vídeos
É ilegal copiar ou utilizar músicas protegidas pelos direitos de autor sem a autorização escrita dos autores (o que não é fácil). Recomenda-se por isso que não utilizem músicas protegidas por direitos de autor /copyright.
Alternativas: usar músicas royalty-free por exemplo do YouTube Audio Library ou com licença de utilização aberta como a Creative Commons licence cumprindo as suas regras de utilização específicas.
Consultar sobre direitos de autor Terms & Conditions (em ingês)
Calendário
Submissão de novas reportagens para a Competição Internacional.
- Até 10 de abril 2025 : submissão de novas reportagens em inglês
- Até 30 de abril 2025: submissão de trabalhos a concurso Internacional
- Junho: Decisão sobre os selecionados.
- Meados de junho 2025: divulgação de resultados – Premiados
Artigos
Artigo | 11-14 anos
The impact of Mining in the Municipality of Montalegre
Artigo | 15-18 anos
The Danger of Cigarette Butts – Impact on Marine Ecosystems
Artigo | 19-25 anos
“Plas2Nano” Project by FCUP Gives New Life To Marine Plastics
Fotorreportagens
One Take Photo Submission
The Controlling the Ice Plant at Furadouro Beach
Staged Campaign Photo
Invasive Species: The Battle Between Humans and Their Actions
Photo Story 3-5 photos
Scouts Plant Trees for a Sustainable Future
Vídeos
Long Form Reportage
11-14 years
Sustainable Awareness
Long Form Reportage
15-18 years
Sustainable Table
Long Form Reportage
19-25 years
Organic Recovery is Valorsul’s Bet
Short Form Reportage
11-14 years
The Key to a Sustainable Future
Short Form Reportage
15-18 years
A Small Change, but a Big Lesson
Short Form Reportage
19-25 years
The Waste Investigatores
Podcast
Podcast | 11-14 years
Podcast “H2On”
Podcast | 15-18 years
GreenPOD with SDGs 7, 11, 12 and the BIOPOWER Movement
Podcast | 19-25 years
What We Still Need to Know About “Solar Panels”
Podcast | 19-25 years
End-of-life Vehicle Management
Colaboração Internacional / YRE Twinning
Artigos
Vídeos
Long-Form Reportage Vide0
YRE International Mission in Lourinhã 2025
Long-Form Reportage Vide0
Brewing Balance: Coffe, Sustainability and Ecosystems