Metodologia JRA : 4 passos

JRA envolve participantes com idades entre 11-21. Os jovens “aprendizes de jornalistas” realizam investigação acerca das questões da sustentabilidade, com enfoque  no  ambiente, observando  questões, problemas e soluções. Elaboram posteriormente  reportagens sob a forma de artigos, fotografias ou vídeos.
O programa desenvolve os conhecimentos dos participantes sobre questões ambientais,  competências nas áreas da  comunicação, cidadania,  iniciativa individual, trabalho em equipe,  análise crítica, responsabilidade social e  liderança.

JRA utiliza uma metodologia de quatro etapas experimentadas e testadas:

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1 – Investigar

Investigar um tema ou problema ambiental local :

Identificar, definir e comunicar um problema ambiental local e / ou emissão
Investigue (procurar, comparar, interpretar, avaliar) as informações relevantes a partir de fontes primárias e secundárias
Identificar os indivíduos e grupos chave e descobrir o que as suas diferentes perspectivas sobre a questão são, suas abordagens para resolvê-lo, e seus pressupostos e objetivos
Realizar uma pesquisa original, tais como inquéritos / questionários, e entrevistar indivíduos ou grupos-chave para obter informações em primeira mão
Cubra implicações históricas, económicas, sociais e / ou políticos relevantes e as possíveis consequências do problema ou questão
Vincular o problema ambiental local e / ou emissão para o quadro global maior (problema)

2 – Propôr soluções

Propor soluções para um problema ou questão ambiental local:
–    Identificar uma possível solução para um problema ou questão  ambiental avaliando a sua provável eficácia, e apresentando argumentos a favor e contra (prós e contras; diferentes pontos de vista, preservativas e opiniões)
–    Desenvolver e propor uma solução e justificá-la (com base nos factos e entrevistas da reportagem; não é uma opinião do autor)

3 – Reportar

Relatar uma questão ambiental local e sua possível solução através de uma produção jornalística tendo como alvo um público local:
–   Identificar qual o público-alvo e escolher a melhor forma de o atingir ou seja, que a media é que eles costumam ler/ ver / ouvir?
Planear como  apresentar a reportagem sobre o problema (O Quê? Como? Quando?). Utilizar o formato e estilo jornalístico adequado
Criar um artigo, fotografia, fotorreportagem de até 12 fotos ou vídeo que documente o problema e / ou questão ambiental; sempre que possível,  deve ser sugerida uma solução
Adopta uma abordagem positiva focada na procura de soluções e que inspire a mudança 

 

4 – Disseminar

Divulgar para o público local:

– Establecer contactos/parcerias com os meios de comunicação social locais (exemplo: jornal blog o facebook da escola e/ou do município, jornal ou rádio local)

  • Partilhar (divulgar) o  trabalho junto  público local, através dos diversos meios de comunicação ao alcance: jornal, revista, rádio, televisão, social media , exposições, filme show, eventos locais, etc.

 

Nota importante:
Deverão sempre ser respeitados os direitos de  autor quando não se tratar de material original (exemplo músicas ou imagens). Na escrita ,as citações e fontes devem ser corretamente referenciadas.

Designa-se copyright ou direitos de autor, um conjunto de direitos legais que um autor detém sobre a sua produção durante um período de tempo.

  • Tendencialmente o copyright cobre todas as formas de utilização;
  • A maior parte da informação disponível está coberta por direitos de copyright;
  • Constituem exceção, algumas obras de “domínio público”, que podem ser reproduzidas e utilizadas por todos.

Para saber mais sobre direito de autor em Portugal, clique aqui