Nos últimos 9 anos, os temas desta competição foram muito variados, abordando tópicos desde água potável e energia solar até à produção de alimentos e poluição, estando tudo englobado num único objetivo comum: a criação de um futuro mais verde e sustentável.
O tema deste ano é talvez o mais pessoal e direto, nas palavras de Kevin Sanders (Admnistrador da competição), permitindo abordar uma variedade de situações potenciais do nosso quotidiano: se alguém vive com recursos, quer limitados ou abundantes, estamos a lutar por uma solução que qualquer pessoa possa ter acesso.
TEMA 2020: “Redução de Impactes Individuais”
Alunos com idades entre os 15 e os 18 anos registam-se em equipas de 1-3 pessoas no Site da Competição e investigam uma potencial solução, testando também a sua eficácia. O objetivo do trabalho será submeter um documento de 5 a 15 páginas, que será avaliado por um Júri Internacional de profissionais do setor, engenheiros e Professores Universitários. As 10 melhores equipas serão selecionadas por categorias e convidadas a apresentar um protótipo nas etapas finais a decorrer em Washington DC!
Encontram-se a concurso dois grandes prémios de US $ 10 000 sendo que cada equipa finalista ganhará, pelo menos, US $ 1 000 pelo seu trabalho. Para a competição deste ano, os alunos também irão ter oportunidade de experimentar o Solar Decathlon, um concurso de inovação para estudantes universitários.
As equipas finalistas são autorizadas e motivadas a arrecadar fundos para cobrir os custos de viagem e hospedagem, sendo que as etapas finais incluem apresentações de convidados especiais entre outras atividades.
- Tens até dia 13 de março para fazer o registo da equipa;
- Os trabalhos são aceites até dia 3 de abril.