
Já se encontram abertas as inscrições para o novo ano letivo do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA)
Já se encontram abertas as inscrições para o novo ano letivo do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA)
A segunda edição da Mini COP já está em marcha, uma iniciativa integrada na Viagem pelo Clima, que volta a mobilizar as escolas portuguesas para a ação climática. Dirigido a alunos do 7.º ao 12.º ano, de qualquer escola do país, o concurso desafia os jovens a identificar e desenvolver ideias que contribuam para um futuro mais sustentável. As candidaturas decorrem até 2 de novembro de 2025, através de um formulário online. O objetivo é comum: envolver os jovens na construção de um futuro mais sustentável e acelerar a transição para a neutralidade carbónica em Portugal.
Após uma fase inicial de seleção, as equipas apuradas terão de apresentar um vídeo explicativo das suas propostas. Entre os temas possíveis estão Economia Circular, Energia, Água, Mobilidade, Resíduos, Proteção dos Oceanos e Biodiversidade, embora os participantes possam inovar noutros temas, desde que os projetos se alinhem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sejam possíveis de replicar em contexto local ou escolar.
As dez melhores ideias serão escolhidas por votação nacional e, em dezembro, os finalistas terão a oportunidade de defender os seus projetos perante um júri. Serão distinguidas as três propostas mais promissoras.
A Mini COP e a Viagem pelo Clima são promovidas pelo movimento Cooler World, criado pela consultora Get2C, conta também com o apoio de vários municípios e entidades parceiras. O objetivo é comum: envolver os jovens na construção de um futuro mais sustentável e acelerar a transição para a neutralidade carbónica em Portugal.
Saiba mais sobre a MINI COP aqui.
Foram premiados 17 trabalhos de reportagem nas diferentes modalidades existentes no concurso em 2025.
Os finalistas do Concurso Internacional Jovens Repórteres para o Ambiente (YRE) de 2025foram agora avaliados pelo Júri Internacional, e os trabalhos premiados foram selecionados. Este ano, o concurso recebeu 234 inscrições de 20 países, com trabalhos inspiradores dedicados ao tema Restauro dos Ecossistemas.
Das reportagens submetidas, 62 foram selecionadas para a fase final, avaliadas por um júri internacional. Destas, 37 reportagens destacaram-se e foram reconhecidas como vencedoras da competição internacional.
Entre estes premiados, Portugal brilhou com um conjunto de trabalhos excecionais, que demonstram o empenho, a criatividade e a dedicação dos nossos jovens repórteres:
📸 Fotografia
2º Lugar – One Take Photo: Controlling the Ice Plant at Furadouro Beach
Um registo fotográfico muito importante para consciencializar a população sobre os efeitos nocivos de espécies invasoras, como o Chorão-das-praias (Carpobrotus edulis), no Ecossistema Dunar.
3º Lugar – Photo Story (3-5 fotos): Scouts Plant Trees for a Sustainable Future
Uma reportagem visual que acompanha o trabalho de escuteiros portugueses na reflorestação e preservação do território nacional.
📝 Vídeo – Colaboração Internacional
2º Lugar – YRE International Mission in Lourinhã 2025
Um vídeo colaborativo entre jovens de Portugal, Eslováquia, Grécia e Letónia.
3º Lugar – Brewing Balance: Coffee, Sustainability and Ecosystems
Um vídeo feito entre jovens da Turquia, Portugal e Países Baixos.
🎧 Podcasts
Parabéns a todos os participantes e, em especial, aos jovens repórteres portugueses, que continuam a dar voz a temas ambientais relevantes, com impacto e qualidade reconhecida a nível internacional.
Foram destacadas 4 reportagens no mês de maio nas modalidade de artigo, fotografia e vídeo.
Temos o prazer de anunciar os vencedores do concurso internacional YRE “Litter Less Campaign” que envolveu os nossos talentosos escuteiros e escoteiros de Portugal! 🇵🇹🌍
🏆 1º Lugar – Vídeorreportagem: “Cuidar da casa comum: faz parte da nossa promessa.“ | Autores: Comunidade n°9 Sta. Madre Teresa de Calcutá
🥈 2º Lugar – Artigo: “Aprender para Mudar: Escuteiros Exploram o Impacte da Reciclagem de Pilhas e Baterias.“ | Autores: Patrícia Alexandra G. A. A. Cruz
🥉 3º Lugar – Fotorreportagem: “Marés de Lixo 2024: Escuteiros na Defesa do Ambiente“ | Autores: Agrupamento 1021 – Praia da Barra, Agrupamento 878 – Costa Nova
A Litter Less Campaign é um projeto internacional coordenado pela Foundation for Environmental Education (FEE), que visa sublinhar a importância de lidar com a questão da produção do lixo e do desperdício, desafiando a rede nacional de escuteiros e escoteiros a observar, interpretar, reportar e encontrar soluções mais sustentáveis para esta problemática.
Parabéns a todos os participantes pelo seu incrível trabalho e dedicação à sustentabilidade e ao cuidado com o ambiente!
O Programa JRA foi apresentado formalmente na pessoa de Vítor Manteigas que marcou presença no U!REKA Connects
Portugal destaca-se no Concurso Internacional YRE com 8 trabalhos selecionados a concurso, que irão ser avaliados por um Júri Internacional
Foram destacadas 3 reportagens no mês de abril nas modalidade de artigo, fotografia e vídeo.
As escolas e freelancers Portugueses submeteram trabalhos de reportagem ao concurso internacional YRE Twinning (antiga Colaboração Internacional) e YRE International Competition, submetendo um total de 27 trabalhos focados na sustentabilidade, no âmbito do tema do ano “Restauro de Ecossistemas“. Para o concurso YRE Twinning, foram apresentadas 11 reportagens, desenvolvidas em parceria com estudantes da Grécia, Turquia, Eslováquia, Estónia e Países Baixos. Os temas centrais abordaram a perda de biodiversidade, as alterações climáticas e a poluição, estando os trabalhos disponíveis na plataforma Exposure e podendo os mesmas serem consultadas aqui.
Paralelamente, Portugal participou no Concurso Internacional YRE 2025 com 16 trabalhos, abrangendo as modalidades de artigo, fotografia (One Take Photo Submission, Staged Campaign Photo, Photo Story 3-5 Photos), vídeo (Long-form video reportage e Short-form video reportage) e, pela primeira vez, podcast. Os projetos foram organizados por faixas etárias: 11-14 anos, 15-18 anos e 19-25 anos, e abordam temas de relevância global para o ambiente e sustentabilidade.
O Júri Internacional YRE reunirá no início de junho, e os resultados serão anunciados a meio do mês. Estes concursos oferecem aos jovens uma plataforma para promover as suas soluções criativas e aumentar a consciencialização sobre os desafios ambientais a nível mundial.
Consulte os trabalhos selecionados aqui.