
Portugal destaca-se no Concurso Internacional YRE com 8 trabalhos selecionados a concurso, que irão ser avaliados por um Júri Internacional
Portugal destaca-se no Concurso Internacional YRE com 8 trabalhos selecionados a concurso, que irão ser avaliados por um Júri Internacional
Foram destacadas 3 reportagens no mês de abril nas modalidade de artigo, fotografia e vídeo.
As escolas e freelancers Portugueses submeteram trabalhos de reportagem ao concurso internacional YRE Twinning (antiga Colaboração Internacional) e YRE International Competition, submetendo um total de 27 trabalhos focados na sustentabilidade, no âmbito do tema do ano “Restauro de Ecossistemas“. Para o concurso YRE Twinning, foram apresentadas 11 reportagens, desenvolvidas em parceria com estudantes da Grécia, Turquia, Eslováquia, Estónia e Países Baixos. Os temas centrais abordaram a perda de biodiversidade, as alterações climáticas e a poluição, estando os trabalhos disponíveis na plataforma Exposure e podendo os mesmas serem consultadas aqui.
Paralelamente, Portugal participou no Concurso Internacional YRE 2025 com 16 trabalhos, abrangendo as modalidades de artigo, fotografia (One Take Photo Submission, Staged Campaign Photo, Photo Story 3-5 Photos), vídeo (Long-form video reportage e Short-form video reportage) e, pela primeira vez, podcast. Os projetos foram organizados por faixas etárias: 11-14 anos, 15-18 anos e 19-25 anos, e abordam temas de relevância global para o ambiente e sustentabilidade.
O Júri Internacional YRE reunirá no início de junho, e os resultados serão anunciados a meio do mês. Estes concursos oferecem aos jovens uma plataforma para promover as suas soluções criativas e aumentar a consciencialização sobre os desafios ambientais a nível mundial.
Consulte os trabalhos selecionados aqui.
Este ano Portugal submete a Concurso Internacional 16 trabalhos de escolas e freelancers Portugueses.
O YRE Twinning ou Colaboração Internacional tem o objetivo de incentivar escolas de países diferentes a trabalhar a temática da sustentabilidade, utilizando a metodologia JRA
Foram realizados 32 trabalhos de reportagem nesta iniciativa internacional que juntou 20 jovens de diferentes nacionalidades
Foram destacadas 2 reportagens no mês de março nas modalidade de artigo e fotografia.
Foram destacadas 3 reportagens no mês de fevereiro nas modalidade de artigo e fotografia.
Desta missão resultaram 25 trabalhos de reportagem (12 artigos, 12 fotorreportagens e 1 vídeo).
Este ano letivo, a rede Internacional dos Jovens Repórteres para o Ambiente expandiu os formatos de reportagem para o Podcast. Esta competição Internacional de Podcasts destacará a criatividade e qualidade Jornalística dos trabalhos submetidos pelas escolas.
Como irá funcionar? A Competição Internacional de Podcasts 2024/2025 avaliará segmentos de cinco minutos de podcasts, premiando qualidade técnica, originalidade e impacto ambiental.
Os vencedores nacionais receberão o Prémio Internacional de Podcasting Gosia Luszczek, promovendo a educação ambiental através do meio digital. Uma oportunidade para estudantes demonstrarem competências de investigação, comunicação e criatividade nos podcasts.
Para ganhar mais inspiração, pode consultar o seguinte vídeo.