
Árvore Bi-Centenária – Vista Alegre
Esta árvore da espécie Phytolacca Dioica, vulgarmente conhecida como Bela-Sombra faz realmente jus ao seu nome, pois de facto é larga e bela a sombra que proporciona!

EHTC dá pólen à vida: novo lar para polinizadores
“Será que os polinizadores são assim tão essenciais para uma escola dar-lhes tanta importância? Ainda por cima uma escola de hotelaria?”

Mimosas em Casal de Mundão: ameaça ou beleza natural?
A rápida expansão das mimosas na região de Casal de Mundão levanta questões sobre o impacto ambiental, e os desafios do controlo desta espécie invasora.
Nos últimos anos, os habitantes de Casal de Mundão, em Viseu, têm assistido à proliferação das mimosas (Acacia dealbata) na paisagem local. Estas árvores de crescimento rápido, originalmente trazidas da Austrália, cobrem cada vez mais áreas florestais e agrícolas, modificando o ecossistema e preocupando ambientalistas e moradores.

Vila de Rei em sintonia com a teimosia
Vila de Rei é um pequeno concelho no centro do país. Aliás é lá que se pode
encontrar e visitar o Centro Geodésico de Portugal.
Neste concelho com menos de 200 km2 e pouco mais de 3000 habitantes, existem vestígios que reportam à ocupação Celta e Romana, no entanto, é possível encontrar fósseis e outros vestígios pré-históricos, aceitando portanto a forte hipótese de uma ocupação contemporânea á Pré-História.
Geograficamente, o concelho viu a sua área diminuir, na década de 50 do século passado, com a construção da Barragem do Castelo de Bode, onde 8 povoações ficaram submersas, (sendo algumas visíveis aquando de cotas inferiores), como é o caso da Isna.
Aproveitando as riquezas naturais, que a nível da biodiversidade, recursos geológicos, hidrográficos e orográficos, foram criados, desenvolvidos e explorados diversos trilhos, miradouros, rotas e praias fluviais por todo o concelho, que permitem usufruir da natureza em toda a sua plenitude.
You must be logged in to post a comment.