
A Maior Lição do Mundo – Rota Eco
Os alunos do Agrupamento de Escolas de Caneças (AEC) estão a “escrever um livro eco”. A convite das coordenadoras do Eco-Escolas da Escola Secundária de Caneças e da Escola Básica de Castanheiros, alunos e professores das seis escolas que constituem o agrupamento registam os seus testemunhos sobre a necessidade de todos protegerem o planeta Terra, para além de realizarem uma reflexão sobre o papel do Programa Eco-Escolas no Agrupamento. O entusiasmo e a qualidade das páginas já produzidas determinam uma secreta esperança: candidatura a eco-agrupamento no próximo ano.

As alterações climáticas e a seca – que medidas tomar?
O clima está a ser alterado cada vez mais ao longo do tempo e a prova disso foi a pior das secas dos últimos 100 anos que Portugal passou com, mais de 87% do país em seca severa e 7% em seca extrema. Temos de nos preparar para uma outra eventual seca ou outras consequências que provenham desta mudança de clima, para isso é necessário tomar certas medidas tendo em atenção as regiões do país mais sujeitas a estas alterações.

A diversidade de sabores e produtos biológicos
Pelas ruas de Rio de Mouro, surgem por todo o lado hortas e campos urbanos com um sentido muito amigo do ambiente. É nestes micro-fúndios que surgem os melhores produtos presentes na mesa dos portugueses, derivados de pessoas que cultivam as suas sementes com todo o carinho, alegria e felicidade agradando também a mãe natureza.

Study on Carbon Footprint – An international collaborative project
Humans have been destroying planet Earth simply with their daily activities. The latest environmental catastrophes – stronger tornadoes, lethal hurricanes and typhoons, heat waves, droughts and floods – can be faced as natural warnings. Despite some skeptics, these have become hotspot issues since the population is more concerned about the evolution and consequences of the planet’s destruction. By calculating our environmental footprint, environmentalists believe it might be easier for us to become more aware of our impact and therefore control or reduce it. Students from Portugal and Turkey have been involving their school mates and families in measuring their carbon footprint.
You must be logged in to post a comment.