Dá cor ao teu futuro
As alunas, Carolina Santos e Lara Elias do curso Técnico de Turismo 1º ano, aceitaram o desafio de criar uma fotorreportagem representativa do desenvolvimento sustentável.
É constituída por seis fotografias que abrangem diversos temas: o esgotamento de recursos naturais, até ao aquecimento global. As fotografias são todas originais com algum trabalho complementar de forma a elucidar melhor o tema a apresentar.
“Dá cor ao teu futuro” representa a escolha entre a variedade e a monotonia, devido à ação do Homem na Natureza.
“SOS Extinção/Proteção” alerta para a despreocupação da extinção de espécies.
“De que cor é o mar?” desperta-nos para a possibilidade de esgotamento dos recursos naturais.
“Quem manda mais?” representa a força da Natureza contra a ignorância do Homem.
“Eu amo. E tu?” transmite o facto de estarmos presos aos comportamentos menos sustentáveis.
“É assim o fundo do mar?” pretende alertar para as causas da poluição dos mares.
Golfinhos no Sado, conhecer para proteger
O estuário do Sado é um local privilegiado para a prática do ecoturismo. Várias empresas turísticas proporcionam aos visitantes passeios agradáveis ao mesmo que os sensibilizam e alertam para os perigos de ameaçam as espécies existentes e a necessidade da sua proteção.

Abastecimento energético na Madeira, como será?
Este vídeo consiste numa entrevista sobre os tipos de energia utilizados na produção de eletricidade. Os repórteres também quiseram explorar o futuro como será, em termos da utilização das energias renováveis.

Dia Internacional da Biodiversidade na EPATV
No âmbito do programa Eco-escolas há diversos projetos desenvolvidos pelos alunos que abordam a temática do ambiente, nomeadamente dos ecossistemas no planeta.
Um desses projetos integrado no Desafio UHU pressupõe a criação de um painel – O meu Ecossistema | Photo Wall. Desta forma, o projeto que foi desenvolvido refere-se a um ecossistema de rios. A sua concretização pressupôs que os alunos elaborassem um painel que evidenciasse um ecossistema de rios, próximo da região, da qual fazem parte integrante os seres vivos animais e vegetais, mas também o Homem. Este assume um papel importante na preservação de ecossistemas e manutenção das características ambientais mais ajustadas à melhoria do ambiente.
A concretização do projeto, com os alunos dos cursos Vocacionais 2 A e 2 B, envolveu o desenho do ecossistema num painel e colocação de imagens coladas com os seres animais, vegetais e os próprios alunos. Este foi apresentado a 20 de maio para assinalar o dia da Biodiversidade a 22 de maio.
O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado no dia 22 de maio, porque nesta data, em 1992, as Nações Unidas adotaram a Convenção da Diversidade Biológica. O dia visa alertar a população para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica.
Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva, como a flora, fauna, fungos macroscópicos e de microrganismos. Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.
Ecossistema significa o sistema onde se vive, o conjunto de características físicas, químicas e biológicas que influenciam a existência de uma espécie animal ou vegetal.
É uma unidade natural constituída de parte não viva (água, gases atmosféricos, sais minerais e radiação solar) e de parcela viva (plantas e animais, incluindo os microrganismos) que interagem ou se relacionam entre si, formando um sistema estável. Os ecossistemas são divididos em ecossistemas terrestres e ecossistemas aquáticos.
É considerado como o conjunto de todos os organismos (biocenose) que habitam em um determinado espaço vital (ecótopo), com a totalidade de fatores inanimados desse espaço. Vários ecossistemas parecidos formam um bioma.
You must be logged in to post a comment.