Golfinhos no Sado, conhecer para proteger

O estuário do Sado é um local privilegiado para a prática do ecoturismo. Várias empresas turísticas proporcionam aos visitantes passeios agradáveis ao mesmo que os sensibilizam e alertam para os perigos de ameaçam as espécies existentes e a necessidade da sua proteção.

O estuário do Sado é um local privilegiado para a prática do ecoturismo. A Vertigem Azul é uma das empresas turísticas a operar na região, que proporciona agradáveis momentos de lazer e, simultaneamente, dá a conhecer e alerta para o estado da comunidade residente de golfinhos.

Os turistas podem desfrutar da viagem deitados numa rede sobre as águas enquanto observam a paisagem e os cetáceos.

Neste momento, cerca de 27 golfinhos podem ser observados no interior do rio Sado e na costa marinha adjacente. A espécie de golfinhos que habita no Sado é o Roaz, um mamífero marinho que pertence à ordem dos cetáceos e que pode viver entre 20 a 35 anos. Contudo, a esperança média de vida tem vindo a diminuir em consequência da ação humana. Muitos destes animais morrem ou ficam feridos devido as técnicas de captura da pesca industrial e à presença de lixo marinho.

Ana Martins, Ana Costa, Beatriz Lopes, Miguel Fonseca, Nuno Macedo, Rodrigo Carvalho, Sílvia Costa