Um jovem repórter observa e “conta histórias” sob a forma de artigos/reportagens, fotorreportagens ou videorreportagens visando desta forma a comunicação que se deverá realizar a nível local (jornal da escola, do município e meios de comunicação regionais) e global (através da internet publicando não só em plataformas e redes sociais, mas também nos media digitais).
Para participar nos Jovens Repórteres basta ter o gosto pelo ambiente e comunicação e “contar as histórias” (boas ou más práticas) sobre questões de sustentabilidade que encontram à sua volta.
Podes integrar-te num grupo escolar coordenado por pelo menos um(a) professor(a), ou optar por seres um JRA Freelancer (se tens mais de 15 anos).
JRA na escola
- o(a) professor(a) coordenador(a) deve registar-se na plataforma JRA aqui
- inscrever a sua escola
- referir o tema/projeto que vai ser alvo de investigação e reportagens dos jovens que coordena
JRA Freelancer
- Inscrição de jovens que realizam investigação e reportagem ambiental. Aqui
- Não necessitam de estar ligados a nenhuma escola / instituição.
- Deverão explicitar o tema/projeto que pretendem publicar, podendo publicar artigos, fotografias ou vídeos bem com participar nos concursos nacional e internacional.
Os Jovens Repórteres para o Ambiente são um Programa internacional (em algumas escolas complementar das Eco-Escolas) onde o conceito é incentivar nos jovens entre os 13 e os 21 anos, o gosto pelo trabalho de investigação jornalística de carater ambiental, trabalho de campo e produção de reportagens.